TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Raquel Lyra se filia ao PSD e mira crescimento nas pesquisas para governo de Pernambuco

      Governadora se filia ao partido de Gilberto Kassab diante de um cenário desafiador para a eleição estadual de 2026, liderada pelo prefeito João Campos

      Raquel Lyra (Foto: Reprodução)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Nesta segunda-feira (10), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, oficializa sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD), em evento no Recife que contará com a presença do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, e ministros do governo federal. 

      A movimentação ocorre em um contexto revelado pela última pesquisa Genial/Quaest, divulgada em 27 de fevereiro: enquanto 51% dos pernambucanos aprovam sua gestão, 52% não veem méritos para sua reeleição em 2026.O estudo projetou ainda um cenário eleitoral desafiador para Lyra. Em uma simulação de disputa ao governo do estado, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), aparece com 56% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pela governadora (28%) e pelo ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), com 5%.

      Kassab vê potencial de crescimento

      Em entrevista à Rádio Jornal, Gilberto Kassab minimizou o segundo lugar de Lyra e destacou a aprovação atual como um "número extraordinário". O presidente do PSD argumentou que o governo estadual ainda não iniciou entregas concretas à população, fase que classificou como de "organização da casa".

      “Num momento em que seu governo ainda não começou a fazer entregas, 51% de aprovação nos leva a crer que, em pouco tempo, esse índice passará de 60% a 65%”, afirmou Kassab. Sobre a disputa eleitoral, ele projetou: “Se ela [Lyra] vai para 40%, João Campos vai cair para 45%, 42%”.

      Evento reúne aliados e sinaliza realinhamentos

      Além de Kassab, o ato de filiação de Lyra ao PSD terá a participação dos ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e André de Paula (Pesca e Aquicultura), este último presidente estadual do partido. Prefeitos aliados, como Mirella Almeida (PSD), de Olinda, e Rodrigo Pinheiro (PSDB), de Caruaru, também marcarão presença.

      Pinheiro, embora afirme publicamente não pretender deixar o PSDB, é alvo de especulações sobre uma possível migração para o PSD junto a gestores municipais eleitos em 2024 com apoio de Lyra. O movimento reforçaria a base da governadora, que busca consolidar o partido como uma força estadual.

      PSD em expansão

      Kassab ressaltou o crescimento da legenda, que já soma mais de 900 prefeitos em exercício no país. “O PSD é um partido em crescimento compatível com a presença de uma governadora. Um governador, uma governadora, precisa de um grande partido”, declarou. A adesão de Lyra ao PSD ocorre em um momento estratégico, quando a base aliada tenta ampliar influência antes das eleições municipais e do pleito estadual de 2026.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados