Renan Calheiros elogia nota do Itamaraty e diz que Venezuela tem que "complementar os dados eleitorais"
"Muitas nações esperam pela transparência absoluta", apontou o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado
247 - Em meio às reações internacionais às recentes eleições presidenciais na Venezuela, Renan Calheiros, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, expressou apoio à posição do Itamaraty, afirmando haver a necessidade de maior transparência no processo eleitoral venezuelano.
"A nota do Itamaraty traduz com precisão a posição brasileira sobre as eleições," afirmou Calheiros, segundo a coluna do Lauro Jardim no jornal O Globo. Ele enfatizou que é essencial "complementar os dados inafastáveis da transparência eleitoral, pré-requisito para a legitimidade do pleito. Muitas nações esperam pela transparência absoluta".
A declaração do senador ocorreu após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciar a reeleição de Nicolás Maduro. O governo brasileiro, em comunicado, reconheceu o caráter pacífico da votação, mas destacou que acompanha com atenção a apuração dos votos. A nota do Itamaraty salientou a importância de publicar dados desagregados por mesa de votação, considerados fundamentais para garantir a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado.
Maduro, proclamado reeleito pelo CNE para o período de 2025-2031, afirmou que há uma tentativa em curso de impor um novo golpe de Estado no país. O presidente venezuelano classificou a situação como uma "tentativa de Guaidó 2.0".
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: