Renegociação de dívida de produtor rural gaúcho será feita "caso a caso", diz Fávaro
Produtores do RS tiveram a safra de grãos deste ano prejudicada, após sofrerem com as perdas das lavouras provocadas pela crise climática em 2024
247 – O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou na quarta-feira (9) que a renegociação das dívidas de crédito rural no Rio Grande do Sul será feita sem a adoção de uma medida “generalizada”. Os produtores gaúchos tiveram a safra de grãos deste ano prejudicada, após sofrerem com as perdas das lavouras provocadas pela crise climática de 2024.
"O manual do crédito rural será aplicado, mas não será uma medida para todos. Será uma medida individual, de acordo com a capacidade de pagamento do produtor", disse.
A declaração ocorreu após uma reunião com o ministro Fernando Haddad, da Fazenda. Na ocasião, o chefe da pasta da Agricultura explicou que o próprio manual do crédito rural já prevê a possibilidade de renegociação em situações específicas, com até 8% dos recursos podendo ser direcionados para esse tipo de operação.
"Se um determinado produtor teve problema com a safra, será analisada sua capacidade de pagamento e será renegociado para um ano, dois anos, três anos, quatro anos para pagar", explicou Fávaro. "Caso a caso, todos serão atendidos, mas não serão tomadas medidas generalizadas".
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: