Sonia Guajajara: Declaração de Abel Ferreira é "inadmissível"
“O técnico do Palmeiras errou, e muito", disse ministra
247 – A ministra Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas, condenou nesta sexta-feira (12) o comentário xenofóbico feito pelo técnico português Abel Ferreira sobre a organização do Palmeiras. Ele usou o termo “equipe de índios” em uma entrevista coletiva após a vitória do clube alviverde sobre o Atlético-GO na quinta-feira (11).
“O técnico do Palmeiras errou, e muito, na sua declaração. Gostaria de convidá-lo a conhecer a história dos povos indígenas do Brasil. E também conhecer a história de colonização de Portugal, seu país de origem, em relação ao Brasil e como estamos trabalhando para rever isso”, escreveu a ministra, em rede social.
“O próprio presidente de Portugal, recentemente, admitiu que o país foi responsável por uma série de crimes contra escravos e indígenas no Brasil”, completou.
A chefe da pasta também mencionou a visita da ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, a Portugal em junho. Na ocasião, foi assinado um Memorando de Entendimento com o Observatório do Racismo e Xenofobia do país, que desenvolve ações para sensibilizar e educar a sociedade sobre a importância da igualdade racial.
“Essas ações são importantíssimas e passam também pelo combate a estereótipos em relação a esses povos, que levam a falas inadmissíveis como essa de Abel Ferreira”, finalizou.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: