Ministério lança campanha para incentivar participação de mulheres na política
Durante as eleições de 2020, 958 cidades não elegeram nenhuma vereadora e mais de 1.800 municípios elegeram apenas uma
247 – O Ministério das Mulheres lançou nesta terça-feira (11) a campanha "Mais mulheres no poder, mais democracia", com o objetivo de incentivar a participação feminina nas esferas de decisão e poder no Brasil, ao mesmo tempo em que conscientiza sobre a violência política enfrentada pelo gênero. O evento de lançamento da campanha contou com a presença da ministra responsável pela pasta, Cida Gonçalves, bem como Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas, e Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Segundo dados do Ministério, as mulheres ocupam atualmente apenas 17,7% das cadeiras na Câmara Federal, o que representa 91 deputadas entre os 513 parlamentares. No Senado, a proporção é ainda menor, com 15 senadoras entre os 81 parlamentares.
No âmbito dos estados e municípios, a situação não é diferente. Durante as eleições de 2020, 958 cidades não elegeram nenhuma vereadora, enquanto em mais de 1.800 municípios somente uma mulher foi eleita.
Os números colocam o Brasil na 146ª posição no ranking global de participação feminina na política, que avalia 193 países, de acordo com a União Interparlamentar (UIP).
O resultado pode ser explicado através de estudos que apontam que a violência política de gênero é um dos fatores que contribuem para essa sub-representação das mulheres em esferas de poder, além dos desafios relacionados ao acúmulo de jornadas de trabalho e a um ambiente misógino.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: