Voepass: posição dos corpos sugere que passageiros podem ter sido alertados sobre a queda do avião
A informação foi transmitida em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (15)
247 - Mauricio Freire, diretor do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) do estado de São Paulo, considera que a posição em que a maioria dos corpos das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo foi encontrada indica que elas podem ter sido alertadas sobre a queda minutos antes do impacto. A informação foi transmitida em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (15).
A maioria das vítimas estava na posição de "brace", com a cabeça entre os joelhos, abraçando as pernas. Essa posição de segurança é recomendada para diminuir os impactos em caso de uma aterrissagem forçada e faz parte dos protocolos de aviação.
"Grande parte das vítimas encontradas estava com as mãos preservadas. Eu não sei se houve um comando da tripulação de que estavam em emergência ou se as pessoas perceberam, devido à queda acentuada, mas muitos corpos estavam naquela posição [de 'brace'], o que não aconteceu no acidente da TAM. [Naquele caso,] eles estavam na posição normal quando a aeronave colidiu com o prédio", afirmou Mauricio Freire, de acordo com o G1.
O acidente - Na última sexta-feira (9), um trágico acidente envolvendo um avião ATR-72 da Voepass, antiga Passaredo, resultou na morte de todas as 62 pessoas a bordo, incluindo os quatro membros da tripulação. A aeronave, que seguia de Cascavel para Guarulhos, enfrentou condições meteorológicas extremamente adversas, segundo análises, e sofreu uma queda em “parafuso chato”, sem possibilidade de recuperação do controle do voo.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: