Chancelaria chinesa condena política tarifária dos EUA
A política dos EUA aumentará ainda mais a lacuna entre países ricos e pobres, e os países menos desenvolvidos sofrerão um impacto maior
CGTN – O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, criticou nesta segunda-feira (7) as chamadas “tarifas recíprocas” aplicadas pelos Estados Unidos, qualificando a conduta como uma forma de hegemonia disfarçada de reciprocidade.
Segundo Lin, "América em primeiro lugar" acima das regras internacionais aplicado por Washington é um ato típico de unilateralismo, protecionismo e intimidação econômica. Ele salientou que os EUA impõem tarifas indiscriminadamente, o que equivale a privar todos os países, especialmente os do Sul Global, de seu direito ao desenvolvimento.
Devido à desigualdade no desenvolvimento e no poder econômico, a política dos EUA aumentará ainda mais a lacuna entre países ricos e pobres, e os países menos desenvolvidos sofrerão um impacto maior, o que prejudicará seriamente os esforços para alcançar as metas de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, acrescentou.
O porta-voz pontuou que todos os países devem persistir nos princípios de consulta mútua, construção conjunta e compartilhamento para defender o verdadeiro multilateralismo, se opor ao unilateralismo e protecionismo em todas as suas formas, além de defender o mecanismo comercial multilateral, com a Organização Mundial de Comércio como seu núcleo.
Fonte: CMG
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: