Porto de Chancay: Novo ponto de partida da "Estrada Inca na Nova Era"
Durante o ato, Xi Jinping disse que o Porto de Chancay já se tornou o novo ponto de partida da "Estrada Inca na Nova Era"
CMG – O presidente chinês, Xi Jinping, e a presidente do Peru, Dina Boluarte, participaram virtualmente nessa quinta-feira (14) da cerimônia de inauguração do Porto de Chancay, no país latino-americano.
Durante o ato, Xi Jinping disse que o Porto de Chancay já se tornou o novo ponto de partida da "Estrada Inca na Nova Era".
Esta é a terceira visita de Estado do líder chinês ao Peru, durante a qual manteve o terceiro encontro com a presidente peruana desde novembro do ano passado.
Mais de 500 anos atrás, ancestrais peruanos, os Incas, escalaram montanhas e construíram a Estrada Inca que cruza o norte e o sul dos Andes. Hoje, o Porto de Chancay se tornou um projeto emblemático da construção conjunta da iniciativa Cinturão e Rota entre a China e o Peru, injetando novo dinamismo a essa entrada antiga e impulsionando a prosperidade marítima do país latino-americano.
No idioma espanhol, a pronúncia de Chancay é semelhante à da cidade chinesa de Shanghai. "De Chancay a Shanghai" já se tornou uma expressão popular que demonstra as expectativas das pessoas com esse novo corredor terra-mar entre a Ásia e a América Latina.
Após a abertura do porto, o tempo de envio unidirecional entre a China e o Peru passará a 23 dias, reduzindo em mais de 20% os custos logísticos e criando mais de 8 mil empregos diretos no Peru todos os anos.
Ao mesmo tempo, os construtores do projeto estabeleceram uma estação de resgate de animais para melhorar as condições ambientais de zonas úmidas, praias e habitats de espécies e promover o desenvolvimento sustentável local.
Durante a visita de Xi Jinping ao Peru, os dois chefes de Estado também assistiram à assinatura de documentos de cooperação bilateral, incluindo o planejamento de colaboração na construção conjunta da iniciativa Cinturão e Rota e o protocolo de atualização do acordo de livre comércio. Os dois países também divulgaram declaração sobre o planejamento do aprofundamento da parceria estratégica integral.
A presidente peruana afirmou que a visita do presidente Xi Jinping é um marco nas relações bilaterais e está escrevendo um novo capítulo da parceria entre os dois países, permitindo que os dois povos possam desfrutar de um futuro de prosperidade mais duradoura e promovendo a construção de uma comunidade de futuro compartilhado China-Peru.
Atualmente, o mundo enfrenta mudanças drásticas não vistas em cem anos e o sistema de governança global está passando por uma reforma profunda. A China e o Peru possuem a vontade comum de encarar os desafios e promover um desenvolvimento compartilhado, além de defender o multilateralismo e se opor ao protecionismo.
A elevação da qualidade e a promoção da atualização da cooperação bilateral também correspondem aos interesses comuns das nações em desenvolvimento, porque China e Peru são países emergentes ao lado do Pacífico e membros importantes do Sul Global.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: