Xi Jinping reúne-se com a presidente peruana
Ele apontou que China e Peru são países com civilizações antigas. O aprofundamento cultural proporcionou aos países sabedoria e um espírito de abertura
CMG – O presidente chinês, Xi Jinping, conversou nesta quinta-feira (14), horário local, com a presidente peruana Dina Boluarte, no Palácio do Governo do Peru, em Lima.
Xi Jinping afirmou estar muito contente com o convite que recebeu da presidente Dina Boluarte para sua visita de Estado ao Peru e para a Reunião dos Líderes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec). Ele destacou que é sua terceira visita ao país sul-americano, e que em um ano já teve três encontros com Dina Boluarte.
“Assim que pisei nesta bela terra que é o Peru, senti fortemente a amizade entre os povos peruano e chinês, isso aqueceu meu coração”, disse o líder chinês.
Ele apontou que China e Peru são países com civilizações antigas. O aprofundamento cultural proporcionou aos dois países sabedoria e um espírito de abertura, permitindo a ambos conduzir suas respectivas trajetórias com visão clara, seguir a tendência de desenvolvimento dos tempos e persistir no tratamento igualitário, com respeito mútuo e troca de aprendizados. Por isso, o relacionamento China-Peru se tornou um modelo de solidariedade e cooperação entre países com dimensões, sistemas ou culturas diferentes.
Xi Jinping destacou que as relações sino-peruanas têm mantido um contínuo desenvolvimento desde o estabelecimento dos laços diplomáticos há 53 anos. Especialmente após sua primeira visita de Estado ao Peru em 2016, com os esforços conjuntos de ambos os lados, o volume do comércio bilateral aumentou 1,6 vez, enquanto o investimento de empresas chinesas no Peru duplicou e o acordo de livre comércio foi atualizado. Tudo isso trouxe benefícios tangíveis para os povos de ambos os países.
Xi Jinping manifestou a esperança de que os dois lados aproveitem a bem-sucedida experiência de cooperação, aprimorem ainda mais o planejamento geral pelas instâncias superiores, fortaleçam o comércio e o investimento, colaborem tanto nas indústrias tradicionais quanto nas emergentes, e impulsionem a integração das cadeias industrial e de abastecimento, elevando assim o nível da cooperação pragmática entre China e Peru e entre China e a América Latina.
“A China valoriza a amizade tradicional com o Peru e aprecia a decisão do Congresso peruano de designar a data de 1.º de fevereiro como o Dia da Amizade China-Peru”, referiu Xi Jinping. Otimista sobre as amplas perspectivas de cooperação bilateral, ele enfatizou que a China está disposta a trabalhar com o lado peruano para levar a parceria estratégica global entre os dois países a um novo patamar em benefício a seus povos.
O presidente chinês comentou que assistiria a cerimônia de inauguração do Porto de Chancay com sua homóloga peruana por videoconferência. Trata-se de mais um projeto de sucesso da cooperação Cinturão e Rota. Os dois países, a partir do Porto de Chancay, podem construir um novo canal terrestre e marítimo entre a China e a América Latina, ligando a Trilha Inca e a Rota Marítima da Seda do século XXI e abrindo um caminho de felicidade e prosperidade comuns para o Peru e até mesmo para um grande número de países da América Latina e do Caribe.
Xi Jinping desejou ainda sucesso para a reunião da Apec, presidida pelo Peru, manifestando todo o apoio da parte chinesa.
Tradução: Isabel Shi
Revisão: Denise Melo
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: