Xi Jinping se reúne com primeiro-ministro da Eslováquia em Beijing
O líder chinês enfatizou ainda que as duas partes podem promover continuamente a elevação das relações bilaterais em quatro aspectos
CMG – O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se nesta sexta-feira (1º), hora local, no Grande Salão do Povo, em Beijing, com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, que faz visita oficial ao país.
Xi Jinping destacou que este ano marca o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. Após três quartos de século de desenvolvimento, a tradição na amizade entre as duas nações continua vibrante e a cooperação em várias áreas tem gerado resultados frutíferos, beneficiando efetivamente os dois povos. “Decidimos elevar os laços China-Eslováquia à parceria estratégica, o que está alinhado com as necessidades de desenvolvimento futuro das duas nações e trará um novo e forte impulso à cooperação bilateral", destacou Xi Jinping.
O líder chinês enfatizou ainda que as duas partes podem promover continuamente a elevação das relações bilaterais em quatro aspectos. O primeiro deles envolve a necessidade de aprofundar a confiança política mútua, manter os contatos de alto nível e fortalecer a comunicação estratégica, aderindo ao respeito mútuo, à igualdade e aos ganhos recíprocos, além de considerar os interesses centrais e as principais preocupações de cada um. Segundo item se refere à expansão que os dois países precisam fazer na cooperação prática e intensificar esse relacionamento em áreas como novas energias, logística de transporte, construção de infraestruturas e gestão de recursos hídricos. Terceiro ponto importante é promover os intercâmbios culturais, com diálogos entre partidos políticos, regiões, jovens, think tanks e mídias. A China decidiu conceder aos cidadãos eslovacos a isenção de visto para entrada no país por até 15 dias. O quarto aspecto envolve o fortalecimento da cooperação internacional entre os dois lados, insistindo no verdadeiro multilateralismo e defendendo o sistema da Organização das Nações Unidas (ONU) em seu núcleo, bem como a ordem baseada no Direito Internacional.
O próximo ano marcará o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e a União Europeia. Espera-se que as novas instituições da UE mantenham a posição de parceria com o país asiático, adotem políticas positivas e pragmáticas em relação à China e gerenciem as divergências adequadamente, evitando a politização das questões econômicas e comerciais.
Fico afirmou que a Eslováquia adota firmemente a política de Uma Só China e considera o governo da República Popular da China o único governo legítimo que representa toda a nação asiática. O primeiro-ministro eslovaco manifestou oposição ao unilateralismo e hegemonismo e expressou a disposição de fortalecer a cooperação e comunicação multilateral com a China, promovendo melhorias na governança global para o bem-estar da humanidade. A autoridade do país europeu acrescentou que a Eslováquia está disposta a intensificar os intercâmbios entre partidos e compartilhar experiências de governança de Estado, além de apoiar os esforços da UE para resolver divergências por meio do diálogo e da consulta.
Tradução: Zhao Yan
Revisão: Patrícia Comunello
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: