Morre Mario Vargas Llosa, escritor e Nobel de Literatura, aos 89 anos
Escritor peruano faleceu em Lima, cercado pela família
247 - O escritor peruano Mario Vargas Llosa, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 2010, morreu neste domingo (13), em Lima, capital do Peru, informa o g1. A informação foi confirmada por seu filho, Álvaro Vargas Llosa, por meio de uma publicação nas redes sociais.
“É com profundo pesar que anunciamos que nosso pai, Mario Vargas Llosa, faleceu hoje em Lima, cercado pacificamente por sua família”, escreveu.
Vargas Llosa foi um dos maiores nomes da literatura em língua espanhola e uma das figuras centrais do chamado “boom” latino-americano — movimento literário que revelou ao mundo autores como Gabriel García Márquez (Colômbia), Julio Cortázar (Argentina), Carlos Fuentes e Juan Rulfo (México). Sua obra funde crítica social, análise política e ficção de alta complexidade, com destaque para romances como A cidade e os cachorros, A festa do bode, A casa verde e Conversa no Catedral.
Apesar do reconhecimento literário, sua trajetória também foi marcada por posições políticas liberais que geraram atritos com setores da intelectualidade, geralmente alinhados à esquerda. “Nós, latino-americanos, somos sonhadores por natureza e temos problemas para diferenciar o mundo real e a ficção. É por isso que temos ótimos músicos, poetas, pintores e escritores — e também governantes tão horríveis e medíocres”, disse em 2010, pouco antes de receber o Nobel.
Mario Vargas Llosa nasceu em 28 de março de 1936, na cidade de Arequipa, no sul do Peru. Cresceu sob os cuidados da mãe e dos avós maternos em Cochabamba, na Bolívia, antes de retornar ao Peru. Passou pela Academia Militar de Lima e formou-se em Letras, começando sua carreira como jornalista ainda jovem.
Em 1959, mudou-se para Paris, onde se casou com sua tia Julia Urquidi e trabalhou como tradutor, professor de espanhol e jornalista da Agence France-Presse. Mais tarde, separou-se e casou-se com sua prima Patricia Llosa, com quem teve três filhos e manteve um casamento de cinco décadas. Em 2015, já com quase 80 anos, iniciou um relacionamento com Isabel Preysler, ex-esposa do cantor Julio Iglesias.
Sua estreia na literatura ocorreu com Os chefes (1959), que recebeu o Prêmio Leopoldo Alas. A consagração viria nos anos seguintes com A cidade e os cachorros (1963), A casa verde (1966) e Conversa no Catedral (1969). Nas décadas seguintes, lançou obras de grande repercussão como Pantaleão e as visitadoras, A guerra do fim do mundo e O herói discreto.
Com seus livros traduzidos para mais de 30 idiomas, Vargas Llosa recebeu os principais prêmios da literatura em língua espanhola, como o Cervantes, o Príncipe de Astúrias das Letras, o Rómulo Gallegos e o Biblioteca Breve.
Sua produção seguiu intensa até os últimos anos. Entre seus últimos romances está Tempos ásperos, publicado em 2019, sobre a história recente da Guatemala.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: