TV 247 logo
    HOME > Cultura

    Ne Zha 2: conheça a animação chinesa que destronou a Pixar na maior bilheteria da história

    Filme é inspirado no romance chinês do século XVI Fengshen Yanyi (A Criação dos Deuses) e tem ganhado fãs ao redor do planeta. Saiba mais e veja o trailer

    Ne Zha (Foto: Divulgação)
    Guilherme Paladino avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O filme chinês Ne Zha 2 fez história nesta semana ao se tornar a animação de maior bilheteria de todos os tempos, superando o blockbuster consagrado Divertida Mente 2, da Pixar. Com uma arrecadação global de US$ 1,699 bilhão, o longa-metragem dirigido por Yang Yu não apenas quebrou recordes, mas também consolidou a China como uma potência no mercado de animação mundial.

    De acordo com o Omelete, o filme - que é uma sequência do sucesso de 2019 "Ne Zha" - é inspirado no romance chinês do século XVI Fengshen Yanyi (A Criação dos Deuses).

    A primeira película conta a história de um "forte ser jovem" que foi criado pelo Senhor Primordial do Céu para lutar contra demônios, ajudando o Rei Zhou a defender o povo. Já em Ne Zha 2, a sequência continua a história do menino-deus icônico da mitologia chinesa, na qual, depois que suas almas são salvas, Ne Zha e seu aliado Aobing lutam para manter suas formas físicas.

    Em apenas 12 dias em cartaz, Ne Zha 2 ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão apenas na China. O feriado do Ano Novo Lunar impulsionou as vendas de ingressos, consolidando o filme como a maior bilheteria em um único país.

    Tecnologia de ponta por trás do sucesso - O sucesso de Ne Zha 2 não se deve apenas à sua narrativa envolvente, mas também à tecnologia de ponta utilizada em sua produção. Segundo o portal chinês Global Times, cenas impressionantes, como o fluxo de lava, ondas de água e o tornado aquático do Rei Dragão, foram possíveis graças ao uso massivo de computação de alta performance.

    O Gui'an Supercomputing Center, localizado na província de Guizhou, na China, forneceu 40% da capacidade de processamento necessária para renderizar os efeitos visuais do filme. Segundo Xia Hai, diretor do centro, a realização desses efeitos exigiu o uso de inteligência artificial e recursos computacionais avançados, com picos de processamento que chegaram a 3 quintilhões de operações por segundo.

    A empresa Shenzhen Rayvision Technology, responsável por parte da renderização, destacou que o projeto "East Data, West Computing" foi fundamental para otimizar o tempo de produção. Cenas que levariam 600 anos para serem renderizadas em um único servidor foram concluídas em questão de meses — ou até horas, graças ao processamento paralelo de milhares de servidores.

    Está disponível no Brasil? - Ainda segundo o Omelete, o filme será lançado em países como Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e Canadá ainda em fevereiro de 2025. No entanto, ainda não há previsão de estreia no Brasil.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados