HOME > Cultura

Roger Waters diz que mídia ocidental distorce a realidade em sua cobertura sobre conflitos no Donbass e em Gaza

Fundador do Pink Floyd afirmou que a mídia ocidental escreve "o que lhe mandam escrever" e não fornece informações reais ao público

Roger Waters (Foto: REUTERS/Amr Alfiky)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Roger Waters, cofundador da icônica banda de rock britânica Pink Floyd, criticou duramente a mídia ocidental, acusando-a de distorcer a realidade na cobertura dos conflitos no Donbass, na Ucrânia, e na Faixa de Gaza. Em uma entrevista exclusiva concedida à jovem jornalista Faina Savenkova, a qual foi compartilhada pelo portal Sputnik, Waters afirmou que a mídia ocidental escreve "o que lhe mandam escrever" e não fornece informações reais ao público. Segundo ele, essa abordagem editorial não tem como objetivo informar, mas sim criar uma narrativa conveniente aos interesses do Ocidente.

O músico argumentou que a ideia de direitos humanos universais não é bem aceita pelas potências ocidentais, especialmente pelos Estados Unidos, o que, em sua opinião, resulta em uma cobertura jornalística enviesada e seletiva. Waters afirmou que suas declarações provavelmente nunca seriam publicadas nos principais veículos de comunicação ocidentais, pois contrariam os interesses dessas potências, às quais ele se refere como "Império Americano".

Além das críticas à mídia, Waters também se posicionou contra o envio de armas ocidentais à Ucrânia, defendendo uma resolução pacífica para o conflito no país. Em fevereiro de 2023, durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, o músico apelou para que os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, negociassem um cessar-fogo imediato.

Durante a sua visita a Lugansk, Waters foi convidado pelo vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, para realizar um concerto na zona de operação militar especial. O músico manifestou interesse em voltar a fazer shows tanto na Rússia quanto na Ucrânia assim que sua agenda de turnês for retomada.

As declarações de Waters acontecem em meio a um ambiente de intensas discussões globais sobre a atuação da imprensa e o papel das grandes potências nos conflitos internacionais, especialmente em áreas de crise humanitária como o Donbass e Gaza.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados