TV 247 logo
    HOME > Mídia

    Korybko afirma que Ocidente ataca RT porque não consegue mais controlar a narrativa global

    Analista geopolítico afirma que a emissora russa virou uma espécie de bode expiatório diante do fracasso da operação na Ucrânia

    Imagem da emissora russa RT (Foto: Divulgação)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 – O analista geopolítico Andrew Korybko afirma que os Estados Unidos não conseguem aceitar que perderam a batalha pela influência no Sul Global e entre um segmento crescente da população ocidental. Em seu artigo, ele aponta que as sanções impostas à RT, sob a acusação de operar como uma agência de inteligência disfarçada, fazem parte de uma estratégia para reviver a teoria da conspiração Russiagate antes das eleições de novembro. Korybko observa que essa tática já foi usada anteriormente, quando a candidata Jill Stein foi acusada de ser "idiota útil da Rússia" e a RT de financiar influenciadores conservadores sem que eles soubessem.

    Korybko destaca, em artigo, que as tentativas do Ocidente de desacreditar a RT e outras vozes dissidentes têm o objetivo de manipular o eleitorado americano e mundial, especialmente em relação à política dos EUA na Ucrânia. Segundo ele, o foco é desacreditar candidatos de terceiros partidos, a mídia alternativa e influenciadores conservadores, tudo na esperança de direcionar os votos para candidatos apoiados pelos democratas.

    Além disso, o analista argumenta que a RT, em vez de agir de forma conspiratória, apenas apresentou ao público “verdades inconvenientes” sobre a política externa dos EUA, algo que foi abertamente declarado por sua editora-chefe, Margarita Simonyan, incluindo o apoio às Forças Armadas russas por meio de campanhas de arrecadação. As acusações de espionagem, segundo ele, são desonestas e uma tentativa de silenciar a RT, uma emissora que tem conquistado audiência ao oferecer uma visão alternativa à narrativa ocidental predominante.

    Korybko também aponta que, apesar dos Estados Unidos terem investido quase US$ 900 milhões na Agência de Mídia Global dos EUA este ano, os resultados têm sido pouco expressivos. As críticas à RT refletem o fracasso da política de soft power americana, evidenciado pela falta de apoio global às sanções contra a Rússia e ao envio de armas para a Ucrânia. O analista conclui que o Ocidente está perdendo a habilidade de controlar a narrativa global, com a RT se tornando uma plataforma essencial para aqueles que buscam entender diferentes perspectivas geopolíticas.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados