HOME > Economia

Alexandre Silveira: 'em breve, teremos a alegria de ver Campos Neto fora do Banco Central'

Segundo o ministro, a autoridade monetária precisa de alguém que tenha 'um alinhamento mínimo' com o governo e com a realidade socioeconômica brasileira

Alexandre Silveira (Foto: Reuters/Callaghan O'Hare)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta sexta-feira (26) que terá a "alegria" de ver a saída de Roberto Campos Neto do comando do Banco Central. O mandato do atual dirigente da autoridade monetária acaba em dezembro. 

"Nós temos uma crítica muito contundente à condução da política monetária por parte do Banco Central que vem mantendo esses juros de forma injustificada. Vamos ter ali a alegria de poder ver o Roberto Campos saindo do Banco Central e sendo substituído por alguém que tenha um alinhamento mínimo, claro, respeitadas as questões da governança e as questões técnicas", afirmou Silveira à CNN Brasil

A taxa de juros está em 10,50% atualmente. Aliados do governo do presidente Lula têm pressionado o BC a baixar o percentual com mais velocidade. Em maio, o Comitê de Política Monetária (Copom), ligado ao Banco Central, fez o sétimo corte seguido na taxa básica de juros, que começou a recuar em agosto de 2023. 

No começo das reduções, a Selic estava em 13,75% ao ano. Desde então, o comitê vinha reduzindo a Selic no mesmo ritmo: 0,5 ponto percentual a cada encontro. Com a decisão daquele mês, o corte na Selic foi de apenas 0,25 p.p, baixando para 10,50%, percentual mantido na reunião de junho. 

As próximas reuniões do Copom foram marcadas para acontecer nos dias 30 e 31 de julho. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados