Aumento de 13,6% na tarifa dos ônibus em São Paulo terá impacto na inflação
Economistas estimam pressão de até 0,02 ponto percentual no IPCA e alertam para riscos de desancoragem das expectativas em 2025
247 – A Prefeitura de São Paulo anunciou um reajuste de 13,6% na tarifa de ônibus, que passará de R$ 4,40 para R$ 5,00 a partir do dia 6 de janeiro. De acordo com economistas ouvidos pelo Valor, o aumento já era esperado nas projeções de inflação, mas irá provocar reflexos imediatos no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Além de pressionar os números de janeiro, há preocupação quanto à possível desancoragem das expectativas inflacionárias de 2025.
“É um reajuste que afeta diretamente o item de preços administrados, pois São Paulo é a cidade que mais pesa no IPCA”, explica André Braz, coordenador dos índices de preços do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Ele ressalta que, isoladamente, a medida deve adicionar quase 0,10 ponto percentual na inflação do município em janeiro. “Como São Paulo responde por cerca de 20% no IPCA nacional, é provável que esse movimento reflita em um acréscimo de aproximadamente 0,02 ponto percentual no indicador do país.”
Fabio Romão, economista da LCA Consultores, revisou a previsão para o IPCA de janeiro de -0,09% para 0,07% assim que a prefeitura confirmou o aumento. “Já tínhamos a expectativa de alta na tarifa de ônibus em 2025, por ser um ano pós-eleições municipais, mas esse anúncio traz pressão adicional para janeiro”, afirma. Mesmo assim, a LCA mantém a projeção de 4,7% para a inflação de 2025.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: