Banco Central tem obrigação de evitar ataques ao real, mas Campos Neto ignora o que está no site do próprio BC
Evitar ataques desordenados à moeda nacional é uma das atribuições da autoridade monetária
247 - Enquanto dólar chega à marca de R$ 5,70, resultado de um "jogo de interesses especulativos contra o real", como definiu o presidente Lula (PT), o Banco Central observa paralisado a disparada da moeda norte-americana, ignorando sua função no mercado de câmbio de "conter movimentos desordenados".
Tal atribuição é descrita no site do próprio Banco Central: "o Banco Central regulamenta o mercado de câmbio e autoriza e supervisiona as instituições que nele operam. O Banco Central tem atribuição para executar a política cambial, podendo atuar diretamente no mercado, comprando e vendendo moeda estrangeira de forma ocasional e limitada, com o objetivo de conter movimentos desordenados da taxa de câmbio".
No entanto, sob a gestão de Roberto Campos Neto - indicado ao cargo por Jair Bolsonaro (PL) -, o Banco Central age para sabotar o governo Lula e não atua no controle do dólar, favorecendo a alta da inflação - que até o momento está controlada - para justificar a manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 10,5%, o que favorece o rentismo e o mercado financeiro e enfraquece o governo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: