TV 247 logo
    HOME > Economia

    Bandeira tarifária da energia elétrica volta para o 'verde' em dezembro e alivia o bolso do consumidor

    Com a melhoria na geração de energia hidrelétrica, o custo extra da conta de luz desaparece neste mês, após a vigência da bandeira amarela em novembro

    Torre de transmissão de energia elétrica perto de Brasília (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Após um mês sob a bandeira amarela, que trouxe um acréscimo nas contas de luz, os consumidores terão um alívio nas tarifas de energia elétrica em dezembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária voltou a ser verde, o que significa que não haverá cobrança adicional nas faturas de energia deste mês, iniciado no último domingo (1º).A mudança se deve à melhoria nas condições de geração de energia no Brasil, principalmente nas usinas hidrelétricas. 

    Segundo a TV Cultura, a Aneel explicou que o período de chuvas mais intensas favoreceu a produção de energia hidrelétrica, que possui um custo de geração inferior ao das fontes termelétricas, acionadas quando os níveis dos reservatórios estão baixos.

    "Após a vigência da bandeira amarela em novembro, a expressiva melhora das condições de geração de energia no país permitiu a mudança para a bandeira verde em dezembro, deixando-se de cobrar o adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos", afirmou a Aneel.

    O sistema de bandeiras tarifárias, que foi criado em 2015, tem o objetivo de indicar as variações nos custos da geração de energia elétrica, considerando o uso de fontes de energia mais baratas ou caras. As bandeiras refletem as condições de geração de energia, levando em conta o nível de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas e o uso de termelétricas.

    A bandeira verde estava em vigor de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida pela bandeira amarela. Desde então, o sistema de bandeiras passou por variações de cores, refletindo o custo da geração de energia conforme as condições do clima e o nível dos reservatórios.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados