BC publica carta explicativa sobre descumprimento da meta de inflação de 2024 ainda nesta sexta-feira
Documento será assinado por Gabriel Galípolo e enviado ao ministro Fernando Haddad, abordando as causas do desvio e as medidas corretivas
247 - O Banco Central (BC) anunciou que publicará, nesta sexta-feira (10), às 18 horas (horário de Brasília), uma carta aberta explicando o descumprimento da meta de inflação de 2024. O documento, assinado pelo presidente da autarquia, Gabriel Galípolo, será endereçado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad. As informações são do Estadão Conteúdo.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2024 fechou em 4,83%, ultrapassando o teto da meta, que era de 4,50%, com o centro do alvo estabelecido em 3%. Este foi o oitavo descumprimento da meta desde a implementação do regime de metas de inflação, iniciado em 1999.
A carta do Banco Central deverá detalhar as razões para o desvio, as providências adotadas para ajustar a trajetória da inflação e o prazo estipulado para alcançar a meta novamente.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: