TV 247 logo
    HOME > Economia

    BYD planeja ter 2 centros de pesquisa no Brasil

    Segundo a montadora chinesa de carros elétricos, os centros de pesquisa no Brasil serão implantados na Bahia e no Rio de Janeiro

    Veículo da BYD sendo exibido em evento no Reino Unido 28/04/2023 (Foto: REUTERS/Nick Carey)
    Paulo Emilio avatar
    Conteúdo postado por:

    Reuters - A BYD planeja ter dois centros de pesquisa no Brasil, um na Bahia e outro no Rio de Janeiro, afirmou a montadora chinesa de carros elétricos em comunicado na noite de quinta-feira

    Na véspera, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou que estava negociando com a BYD, que está construindo uma fábrica em Camaçari (BA), para "trazer toda a parte de P&D deles para o Rio de Janeiro".

    Na ocasião a empresa não se manifestou ao ser questionada pela Reuters. Mas no final do dia, a companhia enviou comunicado afirmando que "reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do Brasil e, em particular, com a revitalização econômica de Camaçari (BA)".

    "A empresa vai criar um centro de pesquisa e inovação automotiva na Bahia para transformar o Estado em um polo tecnológico de referência, o Vale do Silício da América do Sul", reafirmou a montadora no comunicado.

    A BYD afirmou ainda que além disso "estuda a possibilidade de estabelecer outro centro de pesquisa e desenvolvimento em inovação para outras frentes de negócios no Rio de Janeiro".

    Além de vender carros no Brasil, a montadora produz ônibus elétricos e componentes para energia solar em Campinas (SP) e baterias em Manaus.

    Ainda comentando a possibilidade de ter centro de pesquisa no Rio de Janeiro, a empresa, que no ano passado se envolveu em denúncias sobre trabalho escravo no canteiro de obras de sua fábrica em Camaçari, afirmou que "a iniciativa demonstra a visão estratégica da empresa em diversificar suas atividades e contribuir para o avanço tecnológico em diferentes Estados do país".

    No comunicado, porém, a BYD não informou quando poderia tomar a decisão de instalação do segundo centro de pesquisa no Brasil ou detalhes qual seria seu objetivo.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados