TV 247 logo
    HOME > Economia

    Dividendo sim, investimento também: Lula comenta estratégias da Vale

    O presidente disse que a mineradora tem uma "oportunidade extraordinária" de crescimento com Gustavo Pimenta na presidência da companhia

    Lula (presidente da República) e, atrás dele, Gustavo Pimenta, presidente da Vale (sentado, de roupa verde, com óculos) (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
    Redação Brasil 247 avatar
    Conteúdo postado por:

    (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira que a Vale distribua dividendos a seus acionistas mas, ao mesmo tempo, não deixe de fazer investimentos, dada sua importância estratégica para o país.

    Lula disse ainda, durante evento de lançamento do programa da empresa chamado Novo Carajás, que a relação entre mineradora e governo enfrentou um "clima desagradável", um "fio desencapado", mas tende a se acertar agora que está à frente da Presidência da República e tem Gustavo Pimenta no comando da empresa.

    "É importante que a Vale leve em conta que ela tem que distribuir dividendos para os acionistas, mas é importante que ela leve em conta que ela tem que fazer investimento para ela crescer, para gerar emprego, e para gerar performance da Vale no mundo do minério, sobretudo agora com esses tais de minerais críticos", disse o presidente no evento em Parauapebas (PA).

    "Eu acho, Pimenta, que a tua eleição na Vale, ela é uma oportunidade extraordinária para que a gente restabeleça aquilo que jamais deveria ter acontecido, da separação entre os interesses da Vale enquanto empresa estratégica para este país e o Estado brasileiro, que também tem interesse estratégico que a Vale cresça", afirmou Lula.

    A participação da Vale como vetor para o crescimento da economia do país havia sido cobrada ao longo do ano passado, quando integrantes do governo, incluindo o próprio presidente, reclamaram da falta de diálogo com a administração anterior da mineradora, entre outras críticas.

    Lula também manifestou sua expectativa de que a mineradora volte a figurar entre as maiores do mundo.

    A Vale confirmou nesta sexta-feira investimento de R$70 bilhões no complexo situado no Pará nos próximos cinco anos, após o Palácio do Planalto ter antecipado o valor em nota divulgada esta semana anunciando visita de Lula, nesta sexta, a Carajás, que abriga a maior mina a céu aberto de minério de ferro.

    A mina de Carajás tem ainda o minério com maior teor de minério.

    A companhia ressaltou que o investimento do Programa Novo Carajás, que marca 40 anos de atuação da Vale na região, está em linha com o guidance já divulgado.

    Pouco antes do discurso de Lula, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou no mesmo evento que o governo federal vê "sinais claros" de mudança na nova gestão da Vale que justificam a confiança nos novos projetos da mineradora.

    "Ao longo dos últimos anos, a Vale se distanciou muito do equilíbrio necessário entre os interesses da empresa e da sociedade brasileira. Sabemos muito bem dos resultados deste cenário. Porém, vemos sinais claros de mudanças acontecendo na nova gestão", afirmou Silveira, em seu discurso.

    "Sinais que justificam o nosso voto de confiança e fé na liderança do novo presidente (da Vale) Gustavo Pimenta e de toda sua equipe", acrescentou Silveira, desejando "boa sorte" ao executivo.

    O ministro acrescentou que a sociedade brasileira deve ser sempre a maior beneficiada da mineração.

    "Assim como devemos sempre nos lembrar que ninguém pode ser dono das riquezas do subsolo brasileiro", acrescentou

    "As concessões de direitos minerais não podem e não devem atender somente a interesses das companhias", acrescentou.

    (Por Roberto Samora, em São Paulo; Reportagem de Maria Carolina Marcello, em Brasília. Edição de Pedro Fonseca e Alexandre Caverni)

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados