TV 247 logo
      HOME > Economia

      Em fato relevante, BRB defende a aquisição do Banco Master

      A operação se baseia na complementariedade dos negócios

      Banco Regional de Brasília (BRB) (Foto: Divulgação)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Em fato relevante publicado nesta sexta-feira (28), o Banco de Brasília (BRB) anunciou que a  aquisição do Banco Master foi aprovada pelo conselho de administração e justificou a compra, citando fatores como a expertise do Master em crédito consignado, câmbio e mercado de capitais.

      Mais cedo nesta sexta-feira, o BRB anunciou acordo para comprar o Master e incorporar a companhia ao conglomerado do BRB, em um contrato envolvendo 49% das ações ordinárias, 100% das ações preferenciais e 58% do capital total do Master.

      De acordo com o documento, a operação visa incorporar o Master ao conglomerado prudencial do BRB, fortalecendo sua presença no mercado financeiro. O novo conglomerado oferecerá uma ampla gama de serviços bancários e estrutura. A operação se baseia na complementariedade dos negócios, solidez financeira e fortalecimento da governança do novo conglomerado. Ambos atuarão sob a marca única BRB, com foco em conformidade regulatória e acesso a recursos especializados.

      "A Operação tem como objetivo a incorporação do Banco Master ao Conglomerado Prudencial do Banco BRB, em linha com sua estratégia de expansão e fortalecimento de sua posição no mercado financeiro. O novo conglomerado prudencial visa fortalecer a atuação conjunta no mercado, pela oferta completa de produtos e serviços bancários, de seguridade, meios de pagamento e investimentos a pessoas físicas e jurídicas, presença nacional e estrutura de governança, capital, liquidez, rentabilidade e conformidade regulatória compatível com o porte do novo conglomerado", diz o documento. 

      "A Operação tem por pilares estratégicos a complementariedade de negócios; a solidez, liquidez, capital e rentabilidade do novo conglomerado prudencial; a conformidade regulatória, com o aumento do capital regulatório combinado do conglomerado; o acesso a recursos especializados; o fortalecimento da governança, por meio de participação em órgãos de governança estratégicos e executivos do conglomerado e nos conselhos e diretoria do Banco Master; e a atuação de ambos sob a única marca BRB", acrescenta. 

      Segundo o documento, o BRB consolidou-se como banco nacional com portfólio completo, 8,9 milhões de clientes e forte atuação em diversos segmentos. Já o Master agrega expertise em crédito consignado, câmbio e mercado de capitais, complementando a estrutura do BRB.

      "O Banco BRB, que evoluiu de uma instituição regional focada em crédito consignado para um banco nacional de portfólio completo, destaca-se pela sua robustez e presença crescente. Com 8,9 milhões de clientes, R$ 61 bilhões em ativos e atuação em 20 estados, o BRB consolida sua presença nacional no varejo bancário, crédito imobiliário, agronegócio, setor público, meios de pagamento, seguros e investimentos", diz o documento. 

      "O Banco Master, por sua vez, agrega expertise em cartão de crédito consignado, câmbio, mercado de capitais e atacado, áreas nas quais tem apresentado crescimento significativo nos últimos anos. Essa especialização complementa a estrutura do BRB, ampliando o alcance e a diversificação dos serviços oferecidos", acrescenta. 

      O preço de aquisição será equivalente a 75% do patrimônio líquido consolidado do Banco Master, ajustado por eventuais "baixas de ativos ou reconhecimentos de apontamentos no balanço do Banco Master", disse o BRB. 

      O acordo ainda está sujeito a aprovações precedentes, como pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados