HOME > Economia

Galípolo demonstra preocupação com a desvalorização do real frente ao dólar

O diretor de Política Monetária do Banco Central não indicou que haverá intervenção no mercado de câmbio

Gabriel Galípolo (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, demonstrou nesta sexta-feira (28) estar preocupado com a desvalorização do real. Ele participou por videoconferência de evento promovido pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. 

Ele reconheceu que a moeda brasileira tem tido um desempenho inferior ao de moedas de outras economias emergentes frente ao dólar. No entanto, Galípolo não indicou que haverá intervenção no mercado de câmbio. 

"O câmbio flutuante está aí para absorver justamente mudanças que podem ocorrer por reprecificação, que podem ser provocadas por questões locais ou por questões estrangeiras", disse.

O dólar voltou a operar em alta, alcançando R$ 5,585 na máxima da sessão desta sexta-feira. Segundo o diretor, o Banco Central está atento a possíveis disfuncionalidades no mercado de câmbio, analisando também se a performance do real em comparação com outras economias emergentes representa um sinal de alerta adicional.

"A gente vai estar sempre olhando se há algum tipo de descolamento muito fora daquilo que está acontecendo com os nossos pares e o restante do mercado global, se existem algumas janelas ou questão de disfuncionalidade na curva ou na própria liquidez", disse. (Com informações da Folha).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados