HOME > Economia

"Galípolo é um menino de ouro e tem todas as condições de ser presidente do Banco Central", diz Lula

No entanto, presidente disse que ainda não conversou com o diretor de política monetária sobre a sucessão

Lula em entrevista ao UOL (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Lula voltou a fazer fortes críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e afirmou que o diretor de política monetária do BC, Gabriel Galípolo, reúne as condições necessárias para suceder o bolsonarista. 

Em entrevista à rádio Itatiaia nesta quinta-feira (27), Lula criticou a conduta de Campos Neto e defendeu uma maior coincidência entre os mandatos do presidente do BC e do presidente da República. 

"Tenho que indicar o presidente do BC e não tenho pressa. O cidadão lá tem mandato até dezembro. Ele enveredou para um caminho equivocado. Vou indicar primeiro uma pessoa que entenda muito de política monetária, segundo que goste do Brasil e tenha compromisso com o Brasil e o povo brasileiro. O cargo é tão responsável que o cara não pode fazer bobagem. Ele tem que ser sério. Temos a meta de inflação de 3%, queremos chegar na banda. O juros é apenas um instrumento para baixar a inflação, que está baixa. O emprego está crescendo, os investimentos. Esse país que quero. A situação do país está com disposição para queda na taxa de juros. O BC tem autonomia, o cidadão tem mandato. Veja que absurdo, ganhei as eleições para presidente e fico dois anos com o presidente do BC indicado pelo adversário que pensa diferente de mim. E ainda vai apresentar as coisas para 2025. Quando eu vou ter um presidente do BC? Quando terminar meu mandato. Isso não é correto. O presidente tem que governar o país", afirmou.

Em relação a Galípolo, ele afirmou que "é um menino de ouro". "Quando se estabelece a meta, é necessário ter também uma meta de crescimento. Se tem um menino de ouro é o Galípolo, competentíssimo, de uma honestidade ímpar. Ele tem todas as condições de ser presidente do BC. Mas nunca conversei com ele sobre isso", afirmou.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados