HOME > Economia

Gleisi defende mudar arcabouço fiscal em vez de prejudicar aposentadorias

Deputada e presidente do PT afirmou que as discussões sobre cortes em benefícios só foram interrompidas após intervenção do presidente Lula

Gleisi Hoffmann (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que, diante da proposta de desvincular o aumento das aposentadorias do INSS da política de valorização do salário mínimo, seria mais adequado revisar o arcabouço fiscal do que prejudicar os benefícios dos trabalhadores. "Entre mexer na vinculação do salário mínimo e mudar o arcabouço, tem de mudar o arcabouço. Simples assim", disse ela em entrevista à agência Broadcast. 

Gleisi também ressaltou que as discussões sobre cortes em benefícios previdenciários e outras medidas só foram interrompidas após intervenção do presidente Lula. No entanto, ela alertou para os riscos futuros, citando o impacto das restrições orçamentárias já previstas para o próximo ano. 

Além disso, Gleisi criticou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da autonomia financeira do Banco Central. Para ela, é contraditório que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, defenda essa autonomia enquanto impõe altas taxas de juros ao país. 

"O arauto do fiscalismo, que impõe juros pesadíssimos ao Brasil, quer livrar a instituição que ele preside do ajuste fiscal", criticou Gleisi, expressando sua preocupação com a possibilidade de cortes em áreas essenciais, como a educação.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados