TV 247 logo
    HOME > Economia

    Governo Lula propõe alta de tributos sobre empresas e acionistas para arrecadar R$ 21 bilhões em 2025

    Governo encaminha ao Congresso projetos de lei que aumentam a CSLL e JCP

    Fernando Haddad (Foto: Washington Costa/MF)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 – O governo federal encaminhou ao Congresso nesta sexta-feira (30) projetos de lei que propõem o aumento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto de Renda retido na fonte sobre Juros sobre Capital Próprio (JCP). O JCP refere-se à distribuição de lucro sobre a qual o acionista paga Imposto de Renda, enquanto a CSLL incide sobre o lucro das empresas. 

    Conforme relatou O Globo, as medidas foram anunciadas antecipadamente pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante a apresentação dos ajustes no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2025.

    Embora os projetos já tenham sido enviados ao Congresso, os detalhes acerca das alíquotas ainda não foram divulgados. A previsão é de que a CSLL aumente em 1 ponto percentual, enquanto o Imposto de Renda sobre o JCP deve subir de 15% para 20%.

    Essas alterações têm o objetivo de compensar a receita com a desoneração da folha de pagamento de setores intensivos em mão de obra e municípios com até 156 mil habitantes em 2025. Na semana passada, o Senado aprovou um projeto que mantém a desoneração em 2024, estabelecendo uma reoneração gradual a partir do próximo ano.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados