Haddad afirma que inflação está 'bem comportada', independentemente da taxa de juros
“Não tem a ver com juro. Juro não faz chover”, disse o ministro da Fazenda após a divulgação do IPCA de setembro
247 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (9) que os dados da inflação indicam que o aumento moderado dos preços não está relacionado com a atual taxa básica de juros, fixada em 10,75% pelo Banco Central.
"O dado de hoje do IPCA demonstra claramente que os núcleos estão bem comportados, mas que a seca está afetando dois preços que são importantes, que são energia e alimentos. Isso não tem a ver com juro, juro não faz chover", disse Haddad a jornalistas, em referência ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta quarta-feira, que subiu 0,44% em setembro, após recuo de 0,02% em agosto. A declaração foi citada pela agência Reuters.
Nos 12 meses até setembro, o IPCA passou a avançar 4,42%, de 4,24% no mês anterior, aproximando-se do teto da meta de inflação de 3,0% com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. Os resultados ficaram ligeiramente abaixo das expectativas em pesquisa da Reuters de altas de 0,46% na comparação mensal e de 4,43% em 12 meses.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: