TV 247 logo
    HOME > Economia

    Índices de Nova York avançam com alívio em dados de inflação, mas cautela persiste

    Cautela dos investidores aumentou devido ao rendimento elevado dos títulos do Tesouro dos EUA

    Homem passa em frente a sinalização de Wall Street, em Nova York, EUA - 29/12/2023 (Foto: REUTERS/Eduardo Munoz)
    Leonardo Sobreira avatar
    Conteúdo postado por:

    (Reuters) - As ações norte-americanas subiram moderadamente em meio a negociações voláteis nesta terça-feira, enquanto investidores avaliavam dados de inflação e aguardavam os balanços trimestrais para justificar as avaliações do mercado de ações e a força da economia dos EUA.

    O mercado recebeu um impulso inicial após um relatório do Departamento do Trabalho mostrar que o índice de preços ao produtor subiu menos do que o esperado em dezembro. No entanto, o relatório não alterou as expectativas em relação à trajetória da política monetária do Federal Reserve para este ano.

    Os ganhos iniciais se dissiparam, e os três principais índices chegaram a recuar brevemente, à medida que investidores aguardavam a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) na quarta-feira, que deve influenciar ainda mais as expectativas sobre a inflação e o Fed.

    "Houve um rali de alívio no início, mas isso mostra que há um nível inerente de incerteza sobre para onde caminham as taxas de juros e as decisões do Fed", afirmou Chris Fasciano, estrategista-chefe de mercado da Commonwealth Financial Network.

    "Agora vamos ver o que a manhã de amanhã nos reserva", acrescentou, referindo-se ao relatório do CPI.

    O índice Dow Jones Industrial Average subiu 197,27 pontos, ou 0,47%, para 42.495,92 pontos. O S&P 500 avançou 17,16 pontos, ou 0,30%, para 5.853,64 pontos, enquanto o Nasdaq Composite ganhou 37,38 pontos, ou 0,20%, alcançando 19.125,48 pontos.

    O mercado precifica cerca de 29 pontos-base em cortes de juros pelo Fed até o fim de 2025, segundo dados da LSEG, com a probabilidade de um corte de pelo menos 25 pontos-base não ultrapassando 50% até a reunião de junho.

    A cautela dos investidores aumentou devido ao rendimento elevado dos títulos do Tesouro dos EUA, com o rendimento do título de referência de 10 anos em 4,797%, próximo ao maior nível em 14 meses.

    Os balanços trimestrais começam nesta quarta-feira com os resultados de grandes bancos, que devem apresentar lucros mais robustos impulsionados por forte atividade de negociações e operações financeiras. O índice bancário do S&P 500 subiu 1,3%.

    O S&P 500 está sendo negociado com avaliações acima da média histórica de longo prazo, e uma temporada de resultados decepcionante pode colocar em risco novos ganhos para as ações.

    O setor de saúde foi o de pior desempenho entre os 11 principais setores do S&P, com as ações da Eli Lilly caindo 6,7% após a projeção de vendas do quarto trimestre do medicamento para perda de peso Zepbound ficar abaixo das estimativas.

    O presidente do Federal Reserve de Kansas City, Jeff Schmid, afirmou que o impacto das políticas de Trump é uma "discussão ativa" no banco central e que haverá resposta caso as metas de inflação ou emprego sejam afetadas.

    Após a alta no mercado de ações após as eleições nos EUA, os índices têm enfrentado dificuldades recentemente. O S&P 500 caiu em quatro das últimas cinco semanas, com a economia resiliente, a inflação persistente e os comentários de autoridades do Fed alimentando temores de que o banco central seja menos agressivo nos cortes de juros do que se previa.

    Preocupações com possíveis tarifas da administração Trump, que poderiam intensificar a inflação, também persistem.

    As ações da Boeing recuaram 2% após a fabricante de aviões registrar, em 2024, o menor número de entregas anuais desde a pandemia.

    Na NYSE, o número de ações em alta superou as em queda por uma proporção de 2,9 para 1, enquanto no Nasdaq essa relação foi de 1,5 para 1.

    O S&P 500 registrou oito novas máximas de 52 semanas e cinco novas mínimas, enquanto o Nasdaq Composite marcou 34 novas máximas e 119 novas mínimas.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: