HOME > Economia

Investimentos chineses no Brasil cresceram 33% em 2023

Volume reflete a força da parceria estratégica global entre os dois países, ampliada no governo Lula

Lula recebe representantes da BYD (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Os investimentos chineses no Brasil cresceram 33% em 2023, alcançando US$ 1,73 bilhão, de acordo com um estudo divulgado pelo Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC). Esse incremento ocorre em um contexto de reforço da parceria estratégica global entre os dois países, especialmente impulsionada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

O relatório anual "Investimentos chineses no Brasil", elaborado pelo CEBC, destaca um aumento no número de projetos de investimento provenientes da China, apesar de uma tendência de redução nos valores investidos por projeto ao longo dos últimos anos. Esta dinâmica é influenciada, em parte, pela desvalorização cambial do real frente ao dólar, tornando os investimentos mais acessíveis em termos de moeda estrangeira, segundo reporta o jornal O Globo.

A mudança na estratégia de investimento reflete uma consolidação dos investimentos chineses no Brasil, com uma transição de grandes projetos de infraestrutura para investimentos em setores como indústria e tecnologia, alinhados com a agenda de alta tecnologia da China e a política de descarbonização econômica. Um dos exemplos é a fábrica da BYD na Bahia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados