Líder do PT denuncia BC por agir contra os interesses nacionais após aumento nos juros
Copom decidiu nesta quarta-feira pelo aumento da taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, em decisão unânime
247 - O líder do PT na Câmara, deputado Odair Cunha, criticou duramente a decisão do Copom do Banco Central, nesta quarta-feira (18), de aumentar a taxa de juros pela primeira vez no governo do presidente Lula.
O Copom decidiu nesta quarta-feira pelo aumento da taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, em decisão unânime do órgão do Banco Central. Com isso, a Selic subiu para 10,75%. Foi o primeiro aumento de juros desde agosto de 2022 e o primeiro deste mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Não há razão alguma para o Banco Central aumentar a taxa Selic, porque isso significa atentar contra os cofres públicos; todas as vezes que há um aumento da taxa Selic, quem paga a conta é o contribuinte brasileiro, é o cidadão brasileiro”, afirmou o parlamentar.
Cunha observou que a inflação no país está sob controle e o governo do presidente Lula implementa uma política econômica responsável , “que dá conta do Brasil”. E completou: “Não podemos, neste momento, admitir que o rentismo sequestre os recursos do povo brasileiro, o bolso do povo”.
O deputado do PT disse que todo aumento da taxa de juros ataca frontalmente o orçamento público, suprimindo recursos que podem ser destinados à saúde, educação, geração de oportunidades de emprego e, no momento, em ações de combate a incêndios que têm destruído diferentes biomas em todo o país. Segundo ele, esses investimentos acabam sendo “muito pouco diante do que vai pelo ralo todas as vezes que o Copom aumenta a taxa Selic”.
O líder do PT lembrou que o Brasil, com o terceiro mandato de Lula, conseguiu resgatar a prosperidade. Mas ele frisou que todos devem ganhar com a prosperidade, não só uns poucos. “Nós precisamos garantir que toda a sociedade brasileira ganhe. E o Governo tem tomado as medidas devidas e necessárias para fazer com que o Brasil continue crescendo, repito, de maneira sustentável, produzindo inclusão social.”, afirmou
Odair Cunha enfatizou que é necessário ficar atento à necessidade de combater picos inflacionários, mas ressalvou que, nas condições atuais, não havia necessidade de aumento dos juros.
Ele disse que o presidente Lula, de maneira responsável do ponto de vista das contas públicas, “tem engendrado todas as políticas devidas e necessárias para fazer com que a economia volte a crescer e a se desenvolver de maneira sustentável e a produzir inclusão social”.
Odair Cunha observou que as políticas de transferência de renda, que estão na base da rede de proteção social — como o programa Bolsa Família e a política de valorização do salário mínimo — “têm garantido a sustentabilidade do mercado de consumo de massa em nosso País, produzindo uma renda familiar capaz de garantir a superação da fome e da miséria.”
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: