TV 247 logo
    HOME > Economia

    Líder do PT na Câmara responsabiliza Campos Neto por espiral especulativa: "crime"

    Segundo Odair Cunha, Campos Neto se mostrava favorável a maiores intervenções no governo anterior

    Odair Cunha (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

    247 - O deputado federal e líder do PT na Câmara dos Deputados, Odair Cunha (MG), criticou duramente nesta quinta-feira (28) o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pela inação diante da disparada do dólar ante o real. 

    Segundo ele, Campos Neto se mostrava favorável a maiores intervenções no governo anterior, enquanto no governo do presidente Lula exerce uma "sabotagem". 

    "É inaceitável a omissão do Banco Central frente à onda especulativa contra o real nos últimos dias. É um crime contra o povo brasileiro e a economia nacional a inércia de Campos Neto, cuja postura é uma mistura de omissão e ação de sabotagem contra o Brasil. É sua obrigação intervir no mercado, pois há diferentes instrumentos à disposição do BC. No governo passado, o presidente do BC usou US$ 65,8 bilhões a fim de manter o câmbio sob controle. Só na véspera das eleições de 2022, Campos Neto vendeu US$ 20,85 bilhões. O BC interveio 122 vezes no mercado de câmbio no governo anterior; no atual, só duas vezes. Com o governo Lula, fica inerte, com papel decisivo na espiral especulativa. Um absurdo!", escreveu Cunha na plataforma X. 

    Após ultrapassar os 6,00 reais pela primeira vez na história, o dólar à vista fechou pouco abaixo deste patamar no Brasil, refletindo nesta quinta-feira a desconfiança do mercado em relação ao pacote fiscal anunciado pelo governo. 

    Segundo agentes do mercado financeiro citados pela Reuters, o anúncio das medidas fiscais junto da reforma do IR levanta "dúvidas" sobre o compromisso do governo com o equilíbrio das contas. 

    No entanto, segundo o governo, a compensação para o aumento da faixa de isenção do IR, uma promessa de campanha do presidente Lula incluída no pacote fiscal, virá pelo aumento da taxação para quem ganha acima de 50 mil reais por mês e pela limitação da isenção por razões de saúde a quem ganha até 20 mil reais.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados