HOME > Empreender

Evolução da renda e do consumo das famílias aquece os pequenos negócios

Em maio deste ano, o faturamento das pequenas e médias empresas (PMEs) registrou um aumento de 10% em comparação com o mesmo período de 2023

Dinheiro (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Em maio deste ano, o faturamento das pequenas e médias empresas (PMEs) registrou um aumento de 10% em comparação com o mesmo período de 2023, de acordo com o Índice de Desempenho Econômico divulgado pela Omie, empresa especializada em soluções de gestão empresarial. No acumulado do ano, o crescimento foi ainda mais expressivo, alcançando 13,5%, informa a Folha de S. Paulo.

O levantamento destacou o desempenho de diferentes setores. As indústrias foram as que mais se destacaram, com um crescimento de 12,6%. O comércio, por sua vez, teve uma alta de 9,4%, seguido pelos serviços com 6,7% e pela infraestrutura com 6,4%. No entanto, o varejo, um setor crucial para a economia, apresentou um crescimento mais modesto de apenas 1,6% em maio em relação ao ano anterior.

Dentro do varejo, a dinâmica foi variada. Segmentos como vestuário e acessórios, artigos de joalheria e calçados não conseguiram aproveitar o potencial de vendas associado ao Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o comércio. Esses setores enfrentaram uma retração, contrastando com o desempenho positivo de lojas de cosméticos, perfumaria, higiene pessoal, alimentos e materiais de construção, que mostraram evolução no faturamento.

Segundo Felipe Beraldi, economista e gerente de indicadores da Omie, o cenário de crescimento é impulsionado principalmente pela melhoria na renda e no consumo das famílias, além da força do mercado de trabalho. "A expectativa é de um impulso cada vez menor vindo da expansão da renda e o segmento das pequenas e médias empresas volte a depender mais do estímulo vindo do crédito. Contudo, a conjuntura atual indica que há pouco espaço para o Banco Central seguir com cortes expressivos de juros nos próximos meses".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados