"A questão das joias é a ponta do iceberg. Não há dúvida da participação de Bolsonaro na tentativa de golpe", diz Lenio Streck
Jurista comenta em entrevista as investigações e acusações contra Jair Bolsonaro. Assista na TV 247
247 - O jurista Lenio Streck afirmou em entrevista à TV 247 que não há mais dúvidas sobre a participação de Jair Bolsonaro na tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro de 2023. "Ninguém mais duvida da participação do Jair Bolsonaro na tentativa de golpe. Primeiro, ninguém mais duvida que houve tentativa de golpe, afinal de contas tem 1.250 réus, 300 condenados a penas altíssimas. O STF disse que houve golpe de estado, o que nós queremos saber agora é quem incentivou, quem mandou e quem financiou - isso, tecnicamente, nós chamamos de crimes de participação. Há os autores imediatos e mediatos. Os mediatos são divididos em três: os financiadores, incentivadores e mandantes. Então vamos aguardar", disse.
Streck destacou a importância da continuidade das investigações e da rapidez nas ações judiciais tomadas recentemente, como os indiciamentos de Bolsonaro: "Antes tarde do que nunca. Demorou muito o indiciamento. Eu espero que a denúncia (pela PGR) seja mais rápida. Demoraram 1 ano e meio para fazer o indiciamento, que é o primeiro passo. Agora vem a denúncia... eu espero que o MP faça a denúncia e não peça novas diligências, porque aí mesmo vai para as calendas".
Ele também ressaltou que o caso das joias sauditas, pelo qual Bolsonaro foi recentemente indiciado, é apenas parte de um quadro maior. "Agora, não vamos pensar que o mundo se resume ao caso das joias. Tem o golpe do 8 de janeiro, que é mais grave do que isso. Não devemos nos contentar com restos e migalhas. A questão das joias é a ponta do iceberg, tem muita coisa", disse. Assista na TV 247:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: