"A Rota da Seda é um dos pilares do mundo multipolar", diz Wervegton Brito
Wervegton Brito destaca a importância da Nova Rota da Seda para a globalização baseada no ganho mútuo e para o fortalecimento de um mundo multipolar
247 - O jornalista e editor internacional Wervegton Brito, em entrevista à TV 247, analisou os avanços da iniciativa chinesa “Um Cinturão, Uma Rota” – também conhecida como Nova Rota da Seda. Lançada em 2003, a iniciativa acumula números significativos, incluindo mais de 17.000 novas empresas, US$ 330 bilhões em investimentos diretos e a criação de 530.000 empregos locais. Brito abordou o impacto do projeto e sua relevância no atual cenário geopolítico.
“O projeto Nova Rota da Seda representa, na verdade, uma nova forma de globalização econômica”, afirmou Brito. Ele destacou que a iniciativa se diferencia por sua filosofia de “ganho mútuo”, em contraste com o modelo de globalização tradicional, centrado na concentração de riqueza. “Xi Jinping sempre defendeu que o mundo nunca terá paz e segurança com concentração de riqueza em poucos países e subdesenvolvimento para o restante”, lembrou.
Brito apontou os dois pilares do mundo multipolar: o político e o econômico. No campo político, enfatizou a necessidade de “uma reforma da governança global baseada em um verdadeiro multilateralismo, com respeito à Carta da ONU, ao fim das ingerências externas e ao uso da força como método principal de tratar divergências”. No aspecto econômico, destacou o papel central da Nova Rota da Seda como um mecanismo de cooperação e desenvolvimento sustentável.
O jornalista comentou sobre o pronunciamento recente de Xi Jinping no quarto simpósio sobre o trabalho da Nova Rota da Seda, no qual o presidente chinês reforçou os princípios da iniciativa: “A China defende o princípio de planejar juntos, construir juntos e se beneficiar juntos, e defende também a cooperação aberta, verde e limpa”.
Segundo Brito, a iniciativa não apenas traz benefícios econômicos aos países que dela participam, mas também promove a inclusão e trocas de conhecimento. “Essas grandes obras geram empregos, dinamizam as economias locais e criam novos espaços de desenvolvimento com benefício mútuo”, afirmou.
Brito concluiu ressaltando a importância do projeto para o Brasil e outros países em desenvolvimento. “A Nova Rota da Seda pode ser um dos pilares da nova conformação de um mundo multipolar, fundamental para que países como o Brasil enfrentem as amarras externas que tentam estrangular seu desenvolvimento”, finalizou. Assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: