HOME > Entrevistas

"Bolsonaro será preso, mas Trump ficará impune", diz Eduardo Guimarães

Em entrevista à TV 247, o editor do Blog da Cidadania compara os processos judiciais contra os ex-presidentes do Brasil e dos EUA

Eduardo Guimarães e Jair Bolsonaro (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | Reuters/Adriano Machado)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O jornalista e editor do Blog da Cidadania, Eduardo Guimarães, em entrevista à TV 247, afirmou categoricamente que o ex-presidente Jair Bolsonaro será preso em breve, enquanto Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, permanecerá impune. Ao comparar os processos judiciais enfrentados pelos dois ex-mandatários, Guimarães destacou as diferenças no tratamento jurídico e no avanço das investigações nos dois países.

"Surpreendentemente, o Brasil está à frente dos Estados Unidos na defesa de sua democracia", afirmou Guimarães, referindo-se à maneira como o país está lidando com os envolvidos na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, no Brasil, em comparação à tentativa de golpe nos EUA, ocorrida em 6 de janeiro de 2021. "O 6 de janeiro de 2021 já aconteceu há três anos, e até agora, nos EUA, apenas um golpista foi condenado", criticou ele, citando o caso de Michael Spark, condenado a quatro anos de prisão.

Por outro lado, Guimarães acredita que a justiça brasileira, apesar de seus desafios, está mais avançada. Ele destacou os inquéritos abertos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e o trabalho da Polícia Federal: "A Polícia Federal já indiciou Bolsonaro em dois crimes e o STF negou um habeas corpus preventivo contra prisão", afirmou o jornalista, indicando que esses são sinais claros de que o ex-presidente brasileiro deverá ser julgado em breve.

A crítica de Guimarães aos Estados Unidos foi especialmente dura ao abordar o tratamento dado a Donald Trump. "Trump, que tem um histórico muito mais grave que o de Bolsonaro, continua impune e disputando a eleição presidencial", disse. O jornalista apontou que, durante a movimentação de tropas trumpistas, Trump incentivava publicamente o golpe, enquanto mentia sobre uma suposta fraude no sistema eleitoral. "Bolsonaro nem sonharia em fazer algo tão ousado", comparou.

Guimarães ainda frisou a importância de não subestimar o movimento da justiça brasileira: "Há um movimento gigantesco para prender Bolsonaro. Quando a Polícia Federal concluir a denúncia sobre a tentativa de golpe, vai ser uma avalanche em cima dele", declarou. O jornalista deixou claro que acredita que o STF vai aceitar a denúncia com serenidade e que há uma possibilidade concreta de que Bolsonaro seja julgado até o fim do ano.

Com essa análise afiada, Guimarães concluiu que, enquanto no Brasil a justiça avança rapidamente, nos Estados Unidos o poder e o dinheiro garantem maior impunidade. "Nos EUA, ter poder e dinheiro é muito mais garantia de impunidade do que aqui no Brasil", finalizou. Assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados