TV 247 logo
    HOME > Entrevistas

    Conselheiro do Tribunal de Contas do RS enfatiza necessidade de regras ambientais na reconstrução pós-tragédia

    Estilac Xavier destaca importância de critérios ambientais para uso de recursos públicos na recuperação do Rio Grande do Sul

    (Foto: Claudir Tigre/TRE-RS | REUTERS/Wesley Santos)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247- Durante entrevista ao programa Boa Noite 247, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, Estilac Xavier, expressou preocupação e apontou responsabilidades após a tragédia que atingiu o estado.

    "Vim a São Paulo para uma agenda dos tribunais de contas e quando voltar ao Rio Grande do Sul, não vou encontrar mais o meu estado. Essa é a minha sensação", afirmou Xavier.

    O conselheiro destacou a dimensão desumana da catástrofe, que impactou e em parte destruiu três cidades: Porto Alegre, Canoas e Eldorado do Sul. Segundo ele, "a dimensão dessa tragédia é desumana, e parece que o pior ainda não chegou. E é evidente que se trata de uma cadeia de responsabilidades".

    Em suas declarações, Xavier ressaltou a necessidade de critérios de prevenção às catástrofes e manejo ambiental na reconstrução do estado. "No esforço de reconstrução do Rio Grande do Sul, deveremos exigir que o uso desses recursos - que são públicos - tenha critérios de prevenção às catástrofes e de manejo ambiental".

    Ele também enfatizou a importância de não tolerar os crimes ambientais. "É impossível manter a leniência com os crimes ambientais. O Rio Grande do Sul foi o berço das grandes legislações ambientais".

    Xavier alertou para a necessidade de regras técnicas de observância da legislação ambiental na destinação dos recursos públicos destinados à reconstrução do estado. "Não é possível a República colocar bilhões do erário no Rio Grande do Sul sem ter regras técnicas de observância da legislação ambiental na reconstrução do estado".

    As declarações do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul refletem a gravidade da situação enfrentada pelo estado após a tragédia, bem como a urgência de medidas que promovam a segurança e a preservação ambiental na reconstrução das áreas afetadas.

    Assista: 

     

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados