TV 247 logo
      HOME > Entrevistas

      “Dilma é uma heroína, é uma guerreira”, diz Valter Pomar

      Valter Pomar celebra recondução de Dilma Rousseff à presidência do Novo Banco de Desenvolvimento e destaca seu papel estratégico no Sul Global

      (Foto: Ricardo Stuckert | Brasil247)
      Dafne Ashton avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Durante o programa Contramola, da TV 247, o historiador e dirigente nacional do PT, Valter Pomar, destacou a importância da recondução de Dilma Rousseff à presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), órgão financeiro criado pelos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A ex-presidenta foi confirmada para um segundo mandato, durante o Fórum de Desenvolvimento da China, realizado em Pequim.

      Pomar celebrou a decisão. “Eu acho muito relevante que a Dilma ocupe essa posição. A gente fala muito de guerreiros do povo brasileiro, de heróis, e ela é uma heroína. Teve na luta contra a ditadura, passou o que passou, contribuiu na luta pela democracia, foi presidenta do Brasil, a primeira mulher presidenta, e a resistência dela ao golpe é uma coisa que já entrou para os anais da história nacional”, afirmou.

      Segundo Pomar, a atuação de Dilma no NDB tem impacto direto na agenda internacional do Brasil e no fortalecimento do chamado Sul Global. “Ela tem uma visão sobre o mundo que é muito atual, muito importante, muito útil para nós. Ela é hoje interlocutora do Brasil junto a personagens muito importantes do Sul Global, como Xi Jinping e Vladimir Putin.”

      Para Valter Pomar, a recondução de Dilma também reflete o grau de confiança internacional depositado em sua liderança. “A prova do nível de interlocução entre ela e o governo russo é exatamente essa recondução. Isso é positivo para o Brasil, não é um ganho dela apenas, é um ganho do país.”

      O dirigente do PT também ressaltou a relevância do NDB como instrumento de enfrentamento à hegemonia do dólar e à arquitetura financeira global dominada pelos Estados Unidos. “O Novo Banco de Desenvolvimento é uma das peças que está construindo esse mundo que vem por aí. É muito bom para nós termos à frente um quadro político brasileiro da estatura e do compromisso político e ideológico da Dilma.”

      A continuidade de Dilma no comando do NDB ocorre em um momento estratégico para o Brasil. O país será sede da próxima cúpula do BRICS, prevista para julho, e Lula tem reforçado o compromisso de reposicionar o Brasil como ator ativo no sistema internacional multipolar. Assista: 

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados