TV 247 logo
      HOME > Entrevistas

      “Lula deveria decretar intervenção para liderar todo o processo de reconstrução do Rio Grande do Sul", diz Horta

      Historiador aponta desafios políticos e propõe intervenção liderada por Lula diante da tragédia no Rio Grande do Sul

      (Foto: Brasil247 | ABR)
      Dafne Ashton avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Em meio à tragédia que assola o Rio Grande do Sul, o historiador Fernando Horta concedeu uma entrevista ao programa Brasil Agora da TV 247, onde expressou sua visão sobre a situação atual do estado e apontou possíveis caminhos para a reconstrução.

      "O governo federal já liberou R$60 bilhões e é excelente a notícia de que o Banco dos BRICS, presidido pela ex-presidente Dilma Rousseff, vai liberar mais R$5,7 bilhões", afirmou Horta. Contudo, ele ressaltou que o Rio Grande do Sul enfrenta um "nacionalismo doentio" e uma expectativa de auxílio por parte do restante do país, “há uma ideia de que o resto do Brasil tem a obrigação de ajudar o estado”.

      "O bolsonarismo já se volta ao Rio Grande do Sul para tentar capitanear este sentimento", alertou o historiador, destacando a ausência de sinais de uma virada à esquerda e a possibilidade de um cenário oposto se consolidar.

      Horta também levantou a ideia de que "Lula deveria decretar intervenção para liderar todo o processo de reconstrução", porém, reconheceu os riscos políticos dessa medida. Ele criticou a postura da mídia corporativa brasileira por proteger o governador gaúcho Eduardo Leite e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e sugeriu que "Eduardo Leite vai repassar todo o dinheiro da reconstrução para empresários".

      Assista:

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados