TV 247 logo
    HOME > Entrevistas

    “Lula pode estar trabalhando para se blindar internacionalmente para evitar futuras tentativas de golpes”, diz Mario Vitor

    Jornalista destaca as estratégias cautelosas do presidente em relação à geopolítica internacional e sua proximidade com o governo dos Estados Unidos

    (Foto: Brasil247 | Ricardo Stuckert / PR)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Durante entrevista ao Bom Dia 247, o jornalista Mario Vitor Santos analisou as recentes movimentações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cenário internacional, sugerindo que o mandatário busca se proteger de possíveis instabilidades internas. Para Santos, as atitudes de Lula podem ser explicadas por uma estratégia de aproximação com os Estados Unidos e, em especial, com os Democratas.

    “Muito influenciado pelas eleições americanas me parece o presidente Lula. A eleição do Trump ou da Kamala Harris não é indiferente ao presidente Lula. Lula tem proximidade a Kamala Harris para ser evitada a reeleição do Trump. Trump reeleito reforça Bolsonaro e bolsonaristas”, afirmou o jornalista.

    Santos também destacou o papel que o presidente brasileiro vem desempenhando para manter boas relações com o governo americano, especialmente em um momento de tensões políticas globais. “Presidente Lula tem tomado um cuidado especial e com uma sintonia muito fina no sentido de não desagradar os Democratas americanos e o governo americano, especialmente nesse processo tão sensível. Isso pode dar alguma explicação em relação às últimas decisões geopolíticas do governo brasileiro e diplomáticas internacionais”, avaliou.

    O jornalista relacionou essa postura com os eventos de 8 de janeiro de 2023, quando houve uma tentativa de golpe no Brasil: “Essa situação vem sendo criada desde o passado, desde pelo menos, se não mais, na tentativa de golpe de 8 de janeiro no Brasil, no qual o governo do Biden se posicionou de maneira explícita contra a estratégia do bolsonarismo de desqualificar as urnas, de questionar o processo eleitoral”.

    Mario Vitor Santos também lembrou o reconhecimento imediato de Joe Biden à vitória de Lula nas eleições brasileiras: “Joe Biden foi um dos primeiros a reconhecer a vitória de Lula. Não foi pouca a importância do reconhecimento dos Estados Unidos, houve uma espécie de antecipação, nem era o caso, mas os Estados Unidos não pediram qualquer ata para o Brasil para reconhecer na mesma noite o resultado das eleições brasileiras, então foi muito importante”.

    Segundo o jornalista, essa proximidade com o governo Biden pode estar ligada a uma estratégia de Lula para blindar-se contra possíveis ameaças políticas no futuro: “O presidente Lula pode estar trabalhando para se blindar internacionalmente, para continuar a segunda metade do seu mandato, e blindar também, junto aos Estados Unidos, principalmente esse ator tão poderoso, e apesar dos crimes, pode também estar tentando blindar o seu segundo mandato ou cimentar a possibilidade de nova reeleição dele em 2026”, concluiu Santos.

    Assista: 

     

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados