HOME > Entrevistas

"Não há contradição entre proteger o meio ambiente e desenvolver a economia", afirma Carlos Minc

Deputado e ex-ministro do Meio Ambiente destaca que é possível conciliar crescimento econômico com preservação

(Foto: ABR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Em entrevista ao programa Boa Noite 247, o deputado estadual Carlos Minc, ex-ministro do Meio Ambiente, falou sobre a atual situação ambiental no Brasil, destacando as rápidas mudanças climáticas e a necessidade de ações preventivas coordenadas entre diferentes setores do governo. Segundo ele, o país enfrenta uma "combinação de causas naturais, efeitos climáticos produzidos por ações humanas, omissão, cumplicidade, imprevidência e até crime".

Minc destacou que "o clima está aquecendo muito mais rapidamente do que os próprios cientistas previam". Ele citou a recente fala do cientista Carlos Nobre, ressaltando que o fogo que atinge várias áreas no Brasil, "noventa e cinco por cento é em terras privadas", e criticou a falta de prevenção: "há 30 anos, isso tinha um efeito; agora tem outro, que é uma catástrofe total. Falta prevenção".

Ao abordar as modalidades de incêndios, Minc separou o uso ancestral do fogo no preparo da terra do que ele considera crime: "Hoje, botar fogo no meio da estiagem, com vento, é crime. Mas não é o mesmo crime do fazendeiro que mete fogo para suprimir uma área de proteção ambiental".

Ele também criticou a impunidade para crimes ambientais, afirmando que "os governos estaduais têm polícia, PM, bombeiros e defesa civil. Cadê os governos estaduais de Mato Grosso, Tocantins, São Paulo?", questionou, reforçando que o Exército e o Ibama também precisam estar mais presentes nas ações de controle.

Sobre os recursos disponíveis para a preservação ambiental e a possibilidade de desenvolver economicamente sem prejudicar o meio ambiente, Minc defendeu: "Nós não temos que abrir mão do crescimento. Temos que nos desenvolver de uma forma diferente". Ele destacou exemplos de pactos feitos com o setor de soja, que reduziram o desmatamento, afirmando que "não há contradição entre proteger e desenvolver". Minc finalizou enfatizando que "a questão não é crescer ou proteger, é como desenvolver, como fazer uma agricultura sustentável". Assista: 

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados