HOME > Entrevistas

“Não podemos ser bucha de canhão do imperialismo e da extrema-direita”, diz José Genoíno

O ex-presidente do PT fala sobre as eleições na Venezuela e a postura da esquerda frente às pressões internacionais contra Maduro

(Foto: Reuters | ABR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247- José Genoíno, ex-presidente nacional do PT, expressou suas opiniões sobre a recente eleição presidencial na Venezuela durante entrevista ao programa "Conversa de Política", da TV 247. Ele criticou a intromissão dos Estados Unidos e de setores da extrema-direita na política venezuelana.

"Os EUA não têm autoridade para dizer quem ganhou ou quem perdeu as eleições da Venezuela, isso é uma intromissão, é uma intervenção, contraria o princípio de autodeterminação dos povos."

Genoíno alertou sobre o perigo da esquerda se alinhar com essas forças. "Se a esquerda entra fazendo coro com os EUA, com a extrema-direita, com o Milei, onde é que nós vamos parar? Temos algumas questões de princípio que temos que respeitar."

Ele afirmou confiar nos resultados proclamados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela. "Eu não tenho elementos para duvidar de que Maduro venceu as eleições. Não tenho essa dúvida. O elemento que tenho é a proclamação do CNE, que é um órgão do estado venezuelano. A natureza do governo, os encaminhamentos que o governo toma, eu posso divergir, mas não posso condicionar. Esse é o erro que setores da esquerda estão cometendo em relação a avaliar as eleições."

Genoíno contextualizou a situação dentro da geopolítica latino-americana. "Eu procuro situar a questão da Venezuela com a geopolítica da América Latina. Não podemos ser bucha de canhão do imperialismo e da extrema-direita."

Ele reforçou a necessidade de respeito à autodeterminação dos povos. "Temos que respeitar o princípio da autodeterminação dos povos. Não podemos fazer coro com essa onda de isolamento, de crítica ao governo da Venezuela."

Assista:  




 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados