“Nunca Israel esteve tão isolado”, diz Lejeune Mirhan
Analista internacional discute decisão do TPI e cenário geopolítico de massacre na Palestina
247- Durante sua participação no programa Brasil Agora da TV 247, o analista internacional, sociólogo, escritor e professor Lejeune Mirhan discutiu a recente decisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) e suas repercussões no conflito entre Israel e Palestina.
"Esperava-se essa decisão do tribunal já há muito tempo. Acontece que este é um tribunal político. Os teóricos do Direito Internacional já discutiam que este tribunal penal é uma excrescência porque viola as soberanias", declarou Mirhan.
Mirhan também comentou sobre as pressões internacionais que influenciaram a decisão promotor-chefe do TPI, Karim Khan, para emitir mandados de prisão contra líderes do Hamas e Israel por acusações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade: "O promotor Karim Ham cedeu a pressão internacional dos Estados Unidos que dizia que o ideal seria não pedir, mas já que vai pedir tem que pedir também a prisão dos líderes palestinos da resistência."
Além disso, o sociólogo analisou o atual cenário geopolítico, especialmente em relação a Israel: "Netanyahu está perdendo a guerra. Não se mede quem ganha uma guerra ou quem perde pelo número de mortes que eles estão conseguindo produzir. Nunca Israel esteve tão isolado como está desde 7 de outubro. Aquela aura protetora de 'povo escolhido por Deus' ou 'terra prometida por Deus' se quebrou, já não existe mais, a ponto da União Europeia, sob liderança da Ursula Von der Leyen, um governo de extrema direita, estar contra e pedindo cessar-fogo já faz várias semanas."
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: