HOME > Entrevistas

“Podemos viver um momento positivo, de estímulo, de sonhar com a integração e com uma América Latina mais unida", diz Genoino

Ex-presidente do PT ressalta a importância da integração latino-americana e destaca a vitória de Claudia Sheinbaum como um avanço contra a extrema direita na região. Assista

José Genoino (Foto: Reprodução Youtube)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ex-presidente nacional do PT, José Genoino, afirmou em entrevista à TV 247 que a recente vitória de Claudia Sheinbaum na eleição presidencial do México representa um freio à expansão da extrema direita na América Latina.

"A extrema direita protofascista não colocou a cara no México. Claudia Sheinbaum derrotou a direita", declarou. Ele também destacou que essa vitória é um sinal positivo para a integração latino-americana.

"Essa vitória é um pêndulo da América Latina para a integração", disse. Ele enfatizou a importância do Brasil em estreitar os laços com o México e seguir o caminho da integração regional.

"O Brasil pode fazer o estreitamento dos laços com o México. O Brasil deve seguir o caminho da integração, caminhamos para o mundo multipolar. A integração regional é fundamental."

Durante a entrevista, Genoino também refletiu sobre o potencial da América do Sul como um subcontinente unido. "A América do Sul tem um potencial muito grande de mercado, de unidade cultural, de história e de lideranças. Podemos viver um momento positivo, de estímulo, de sonhar com a integração e com uma América Latina mais unida", afirmou.

Ele relembrou a história de apoio mútuo entre os países da região, mencionando o papel do México em acolher exilados brasileiros. "O México foi um dos países que nos recebeu e deu apoio aos exilados brasileiros. Temos que estreitar essas relações, não temos conflitos, podemos fazer parcerias estratégicas", disse Genoino.

Além disso, Genoino mencionou a necessidade de discutir a integração com diversos países da região, independentemente das diferenças políticas. "Precisamos discutir a integração com Uruguai, Paraguai, Bolívia, Equador, e fortalecer a relação diplomática com a Argentina", comentou. Ele também ressaltou a importância do combate ao bloqueio contra Cuba e a necessidade de se opor à hegemonia dos Estados Unidos na região.

Genoino concluiu a entrevista expressando otimismo com o futuro da integração latino-americana. "Estou muito entusiasmado com essa possibilidade de fortalecer a integração latino-americana. Tendo lideranças fortes como Lula no Brasil e Claudia Sheinbaum no México, podemos vislumbrar um futuro promissor", finalizou. Assista na TV 247:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados