TV 247 logo
    HOME > Entrevistas

    “Scholz foi derrotado por sua vassalagem ao imperialismo”, diz Lejeune Mirhan

    Sociólogo destaca impactos da política externa alemã e das relações comerciais no agravamento da recessão no país

    (Foto: Reuters | Divulgação )
    Dafne Ashton avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Durante participação no programa Bom Dia 247, o professor e sociólogo Lejeune Mirhan analisou os desdobramentos da crise econômica e política na Alemanha, relacionando-a às decisões do governo de Olaf Scholz e aos impactos na indústria automobilística. Ele comentou a situação da Volkswagen, que enfrenta greves e possíveis fechamentos de fábricas, contextualizando com a política externa do governo alemão.

    “Scholz foi derrotado por sua vassalagem ao imperialismo”, afirmou Lejeune, referindo-se à política externa do chanceler, marcada por um alinhamento com os interesses dos Estados Unidos e pela continuidade do apoio à Ucrânia em meio ao conflito com a Rússia. “Ele foi à Ucrânia para demonstrar apoio a uma guerra perdida. Isso explica a recessão na Alemanha”, completou.

    A recessão econômica, segundo Lejeune, tem impactos diretos na maior indústria do país, incluindo a Volkswagen, que enfrenta greves lideradas pelo sindicato IG Metall e a possibilidade de demissões em massa. “A Volks corre o risco de até fechar”, apontou.

    Lejeune ressaltou que a política de Scholz prejudicou as relações comerciais da Alemanha, especialmente com a Rússia, uma importante fornecedora de energia para o país antes da guerra. “A Alemanha estaria muito melhor se mantivesse sua aliança com a Rússia”, avaliou.

    A crise da Volkswagen ocorre em um contexto de queda da demanda interna, aumento da concorrência chinesa e pressão por cortes salariais e redução de custos, gerando insatisfação entre os trabalhadores. As negociações entre o sindicato e a empresa ainda não avançaram, e as greves de advertência devem continuar nos próximos dias.

    O professor concluiu apontando a necessidade de mudanças estruturais e uma revisão das políticas externas e internas para reverter o cenário de crise que atinge não apenas a Volkswagen, mas a economia alemã como um todo. Assista: 

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados