Djokovic diz que foi envenenado na Austrália durante a Covid; especialistas dizem ser improvável
O tenista foi impedido de entrar na Austrália por não ter se vacinado contra a Covid
247 - O tenista sérvio Novak Djokovic, 37 anos, afirmou ter sido "envenenado" pela comida consumida enquanto estava detido pela imigração na Austrália. De acordo com analistas, é improvável que ele tenha ingerido alguma coisa envenenada.
Em 2022, o esportista foi impedido de entrar no país para a disputa do Australian Open por não ter se vacinado contra a Covid, uma exigência do governo australiano na época. Vencedor de 24 títulos de Grand Slam, ele teve seu visto inicialmente cancelado e ficou detido, em Melbourne, por cinco dias antes de deixar o país.
“Percebi que, naquele hotel em Melbourne, fui alimentado com uma comida que me envenenou. Descobri isso quando voltei à Sérvia. Nunca disse isso publicamente, mas descobri que tinha um nível muito alto de metais pesados. Metais pesados. Eu tinha chumbo, um nível muito alto de chumbo e mercúrio”, afirmou o tenista à revista GQ.
De acordo com a Dra. Catharine Fleming, professora sênior de saúde pública da Universidade de Western Sydney, seria “difícil estabelecer uma relação causal entre [o envenenamento por metais pesados de Djokovic] e os alimentos consumidos sem resultados de testes clínicos”.
“No entanto, realizamos um estudo durante a pandemia de Covid focado nos alimentos oferecidos em quarentena, especificamente para crianças e suas famílias, e descobrimos que isso foi feito de forma muito inadequada, com fornecimento de alimentos de baixa qualidade e de maneira improvisada”, acrescentou.
A Dra. Barbara Cardoso, da área de bioquímica nutricional da Universidade Monash, afirmou que os australianos têm “exposição relativamente baixa a chumbo e mercúrio”. “O mercúrio pode estar presente em alimentos, mas os alimentos com maior concentração de mercúrio são peixes e frutos do mar. A concentração de mercúrio nos peixes e frutos do mar encontrados na Austrália é relativamente baixa”, explicou.
“É necessário tempo para que esse mercúrio se acumule no corpo a ponto de causar envenenamento. Os alimentos que as pessoas que vivem em Melbourne consomem localmente e que podem ter sido colhidos ou vendidos em mercados locais dificilmente causariam um envenenamento.”
Em coletiva de imprensa em Melbourne, Djokovic foi questionado nesta sexta-feira sobre sua alegação de “comida envenenada”. “Olha, o artigo da GQ foi publicado online ontem, e acho que será a edição de fevereiro, então será publicado na versão impressa. Eu fiz essa entrevista há muitos meses, então apreciaria não falar mais sobre isso em detalhes, pois gostaria de focar no tênis e no motivo pelo qual estou aqui. Se você quiser saber o que eu disse e obter mais informações, sempre pode consultar o artigo.”
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: