Conselheiros do Corinthians oficializam pedido de impeachment de Augusto Melo
O Conselho Deliberativo da equipe vai encaminhar o documento à Comissão de Ética e Disciplina
247 - Um grupo de 90 conselheiros independentes do Corinthians fez um requerimento, com o objetivo de iniciar o processo de impeachment do presidente Augusto Melo. Com a formalização do pedido, da qual são necessárias 51 assinaturas de conselheiros ativos no Conselho do time, o presidente do Conselho Deliberativo (CD) da equipe, Romeu Tuma Jr., vai encaminhar o documento à Comissão de Ética e Disciplina, no prazo de cinco dias do recebimento. O relato fopi publicado nesta segunda-feira (26) no Portal Uol.
Os corinthianos favoráveis ao impeachment apontaram desgaste político na atual diretoria. Também existem denúncias sobre a presença de "laranja" na intermediação do patrocínio multimilionário entre a equipe e casas de apostas. O time ocupa a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, na 18ª posição. A equipe foi eliminada na fase de grupos do Paulistão, está nas quartas de final da Copa Sul-Americana (jogará contra o Fortaleza) e da Copa do Brasil (enfrentará o Juventude).
A comissão de Ética tem mais cinco dias para informar o presidente de que há um processo de destituição em andamento. O CD recebe um parecer da comissão e convoca uma reunião extraordinária para decidir sobre o encaminhamento do pedido.
Depois de fazer as deliberações, o Conselho abre votação para aprovar ou não o impeachment. É necessária maioria simples de votos dos conselheiros presentes na reunião extraordinária. São 302 no total, mas normalmente nem todos comparecem às sessões. Se o afastamento for aprovado, o CD tem até cinco dias para convocar uma assembleia geral de associados para votar o impeachment em última instância.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: