Veja por que Robinho não teve direito à 'saidinha' de Natal
O ex-jogador está preso no Centro Penitenciário Tremembé II, Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Recorde também a carreira dele
247 - O ex-jogador Robinho, 40 anos, não teve direito à "saidinha" temporária para comemorar o Natal e o Ano Novo. O motivo é que ele está preso em regime fechado. Apenas os detentos em regime semiaberto têm direito às "saidinhas". O ex-esportista está preso no Centro Penitenciário Tremembé II (SP), onde cumpre pena determinada pela Justiça da Itália pelo crime de estupro, ocorrido, segundo investigadores, em 2013, em uma boate de Milão, contra uma jovem albanesa. O ex-atacante deve permanecer preso por 3 anos e 1 mês até poder solicitar a progressão no cumprimento da pena.
De acordo com o art. 33 do Código Penal (Decreto-lei Nº 2.848 / 1940), a pena deve ser cumprida em colônia agrícola, industrial, ou similar, podendo trabalhar durante o dia. De acordo com a legislação brasileira, válida após a oficialização da pena pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o réu primário que comete um crime hediondo (como o estupro) cumprirá ao menos 40% da pena em regime fechado.
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) confirmou que ele não terá programação especial para as festas de fim de ano. O comunicado foi publicado no Portal UOL. Além do Natal e do Réveillon, os condenados em regime fechado podem ser beneficiados com saídas temporárias na Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e Finados.
"O preso Robson de Souza cumpre pena em regime fechado e não tem direito a usufruir de saída temporária, benefício do Poder Judiciário apenas para sentenciados de regime semiaberto. A Penitenciária II de Tremembé, que custodia Robson, não realizará programação especial para as festas de fim de ano", informou a Secretaria.
A Justiça italiana condenou o ex-jogador em 2017, e o processo judicial terminou em 2022. Preso desde 21 de março, Robinho tem o hábito de ler e jogar futebol com outros detentos e recebe a visita de familiares. Ele participa de dois projetos, com dez módulos cada: "De olho no futuro" e "Reescrevendo a minha história". Além disso, vai a cultos e a pregações.
Carreira
Contratado pelo Santos (SP), Robinho fez sua estreia no futebol profissional em 2002, quando o time venceu o Campeonato Brasileiro. Dois anos depois, o então atacante conquistou mais um título do Brasileirão, em 2004.
De 2005 a 2008, Robinho jogou no Real Madrid, onde venceu o Campeonato Espanhol (La Liga) duas vezes. Na temporada 2008/2009, o atacante marcou 14 gols pelo Manchester City, da Inglaterra, após ser vendido por 40 milhões de euros.
Em 2010, Robinho foi emprestado ao Santos, onde foi campeão do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil. Naquele mesmo ano, o jogador foi vendido por 18 milhões de euros ao Milan, onde conquistou um título do Campeonato Italiano.
Entre 2014 e 2015, Robinho foi novamente emprestado ao Santos, onde conquistou mais um título do Campeonato Paulista. Depois disso, o jogador assinou um contrato de seis meses para atuar pelo Guangzhou Evergrande, da China. Após sua passagem pela China, retornou ao Brasil para jogar no Atlético-MG, sendo campeão mineiro em 2017.
Em 2018, o jogador seguiu para a Turquia, onde teve passagens pelo Sivasspor e pelo Basaksehir. No Basaksehir, o contrato de Robinho não foi renovado em 2020.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: