Wada recorre contra decisão sobre doping de Sinner e busca suspensão
Agência antidoping afirmou que a decisão de "ausência de culpa ou negligência" por parte do tenista italiano foi incorreta
Reuters - A Agência Mundial Antidoping (Wada) recorreu ao Tribunal Arbitral do Esporte contra a decisão de um tribunal independente em agosto que absolveu o tenista número um do mundo, Jannik Sinner, de qualquer irregularidade após ele ter falhado em testes antidoping.
A Wada afirmou neste sábado que a decisão do tribunal de "ausência de culpa ou negligência" por parte do italiano foi incorreta de acordo com as regras aplicáveis, e que buscará "um período de inelegibilidade de um a dois anos" para o campeão do Australian Open e do US Open.
O tribunal, organizado pela Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA), aceitou a explicação de Sinner de que o agente anabólico clostebol entrou em seu sistema por meio de um membro de sua equipe de apoio, através de massagens e terapia esportiva.
Sinner, que venceu Roman Safiullin no sábado para chegar às quartas de final do China Open, disse estar surpreso com a decisão da Wada.
“Não podemos controlar tudo, não é? Obviamente, estou muito decepcionado e também surpreso com este recurso, para ser honesto, porque tivemos três audiências. Todas as três audiências foram muito positivas para mim”, disse ele aos repórteres em Pequim.
“Sempre falamos sobre a mesma coisa. Talvez eles só queiram ter certeza de que tudo está na posição correta. Sim, estou apenas surpreso que eles tenham recorrido.”
A ITIA disse em um comunicado neste sábado: “O processo foi conduzido de acordo com as diretrizes do Código Mundial Antidoping; no entanto, a ITIA reconhece e respeita o direito da Wada de recorrer da decisão do tribunal independente.”
Segundo a ITIA, Sinner afirmou que seu fisioterapeuta, Giacomo Naldi, aplicou um spray de venda livre contendo clostebol em sua pele para tratar uma pequena ferida no dedo e depois fez massagens entre 5 e 13 de março sem usar luvas.
O último jogador de tênis a se envolver em um caso de doping, após a bicampeã de Grand Slam Simona Halep, Sinner manteve sua inocência, afirmando que a quantidade de clostebol encontrada em seu sistema era inferior a um bilionésimo de grama. Ele demitiu seu treinador e fisioterapeuta em agosto.
Vários jogadores criticaram o veredicto do tribunal, incluindo a britânica Tara Moore, que foi suspensa por 19 meses após falhar em um teste antidoping antes de ser absolvida no ano passado.
“Acho que apenas a imagem dos melhores jogadores importa”, escreveu ela nas redes sociais.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: