Agência Mundial Antidoping cogita recorrer no caso de Jannik Sinner
Tenista número um do mundo caiu no doping, mas foi inocentado pela entidade que dirige o tênis mundial
247 – A Agência Mundial Antidoping (WADA) informou que mantém a possibilidade de recorrer à decisão do caso do tenista número um do mundo, Jannik Sinner. Esta informação foi confirmada pela WADA à Agência de Imprensa Alemã. A WADA pode levar o caso ao Tribunal Arbitral do Esporte em Lausanne, se necessário, dado que sua sede é em Montreal, Canadá.
Sinner foi flagrado por uso do esteroide anabólico proibido Clostebol duas vezes em março. Apesar dos resultados, o jovem de 23 anos não foi sancionado, conforme decisão de um tribunal independente, informou a organização de tênis ITIA na última quinta-feira. A ITIA também mencionou que o Tribunal considerou que não houve uso intencional da substância proibida pelo campeão do Aberto da Itália.
A decisão gerou reações diversas. O tenista australiano Nick Kyrgios expressou a desaprovação da decisão da ITIA em sua conta no X, antigo Twitter. "Ridículo: intencional ou não. Se você testa positivo para uma substância proibida duas vezes... você deveria ser suspenso por dois anos", escreveu Kyrgios, finalista do torneio de Wimbledon em 2022.
Sinner defendeu-se em uma publicação nas redes sociais, alegando que a substância foi introduzida em seu sistema por meio de seu fisioterapeuta, que usou um spray contendo Clostebol, disponível sem prescrição na Itália, para tratar uma lesão no dedo. A ITIA aceitou essa explicação como plausível e, portanto, optou por não suspender Sinner provisoriamente. Após investigações adicionais, a organização não alterou sua decisão.
Como resultado dos testes positivos, Sinner perdeu o dinheiro do prêmio e os pontos do torneio ATP em Indian Wells, onde chegou às semifinais em março, quando ocorreu o teste positivo. Apesar das críticas de Kyrgios, a decisão permanece inalterada até o momento. A Agência Antidoping Italiana ainda não emitiu uma declaração, mas também tem autoridade para contestar a decisão da ITIA, conforme mencionado no anúncio da organização.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: