TV 247 logo
    HOME > Meio Ambiente

    Comissão Mista de Mudanças Climáticas vai ser instalada nesta quarta

    Pelas normas de alternância anual, a presidência deverá ficar com um deputado. A vice-presidência e a relatoria devem ser ocupadas por senadores

    Enchente no Rio Grande do Sul (Foto: Ricardo Stuckert)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A Comissão Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas (CMMC) será instalada nesta quarta-feira (8), às 15h. Também serão eleitos o presidente, o vice-presidente e o relator. Pela regra de alternância anual, a presidência deverá ficar com um deputado. A vice-presidência e a relatoria devem ser ocupadas por senadores.

    Criado em 2008, o colegiado é composto por 12 senadores, 12 deputados e igual número de suplentes. Entre as atribuições da CMMC está a de acompanhar, monitorar e fiscalizar ações referentes à mitigação das mudanças do clima e a ocupação do solo.

    Em 2023, foram eleitos o senador Humberto Costa (PT-PE), como presidente, e a deputada Socorro Neri (PP-AC), como vice. Já a relatoria foi conduzida pelo deputado Sidney Leite (PSD-AM).

    A instalação também vai acontecer em um contexto no qual moradores do Rio Grande do Sul enfrentam prejuízos por causa das enchentes. Pelo menos 95 pessoas morreram desde o último dia 29 no estado, onde, segundo autoridades estaduais, 207,8 mil pessoas estão fora de casa - 48,8 mil em abrigos e 159 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos).

    Os números também apontaram que o RS tem 401 das suas 497 cidades com algum relato de problema por causa dos temporais. Mais de 1,4 milhão de pessoas foram atingidas.

    * Com Agência Senado

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados